Whatever: o que significa?

O-que-significa-Whatever.

O que significa whatever?

Essa é uma pergunta que muitos estudantes se fazem quando estão em período de aprendizagem de inglês.

Não é para menos.

Esse é um termo com tantas aplicações possíveis que fica até difícil defini-lo em pouco espaço.

Mas, hoje mostraremos em quais situações ele costuma ser usado e qual sentido adquire em cada uma.

Como usar “Whatever”?

A expressão whatever é muito dinâmica e pode ser usada em diversas ocasiões. Basicamente ela significa “Que seja” ou “o que quer que seja”.

É um termo frequentemente usado para interromper uma fala. Pode ser aplicado, por exemplo, quando você quer encerrar um assunto. Então, cabe dizer “whatever”, no sentido de “tá bom”.

De modo geral, o termo indica indiferença.

É realmente usado para dizer que “tanto faz”, ou seja, não há grande relevância no ponto de vista que foi colocado em pauta.

Fica mais fácil entender a aplicação dessa palavra em frases feitas.

Vamos mostrar alguns exemplos a seguir para que você entenda exatamente como usar whatever no seu dia a dia.

Conteúdo recomendado:

Frases em que “whatever” pode ser usado

Durante o aprendizado de um idioma fica muito mais fácil entender como cada palavra se comporta ao aplicar, efetivamente, os termos em uma frase. Então, veja a seguir algumas possibilidades para a palavra “whatever” em contextos variados.

  • Do you agree? (Você concorda?)
  • Whatever! (Que seja).

Nesse exemplo a palavra se aplica justamente com esse sentido de pouco caso. A pessoa que responde indica que não está interessada em realmente expor a sua opinião, ela somente concorda com o que lhe foi dito.

Mas, outra possibilidade é usar o whatever exatamente como uma resposta de “tanto faz”. Nesse caso, você aplica quando realmente não há uma “resposta certa” para o que lhe foi perguntado. Por exemplo:

  • – Do you prefer the red one or the blue one? (Você prefere o vermelho ou o azul?)
  • – Whatever! (Tanto faz!)

Nessa situação a resposta foi exclusivamente para dizer que a cor não importa. Ou seja, não há o descaso da expressão anterior. É apenas uma indicação de que a outra pessoa pode escolher a cor a vontade.

Whatever como expressão de surpresa/ confusão

Outra aplicação possível para o termo é com o sentido de estar surpreso, confuso ou chocado com alguma situação. Nesse caso, o whatever pode, inclusive, substituir o “what” (o que). Veja alguns exemplos a seguir.

  • Whatever happened today? (O que aconteceu hoje?);
  • Whatever is the matter? (Qual é o problema?);

Nesse caso, podemos imaginar que a pessoa sabe o que aconteceu, porém, está demonstrando o quão surpresa ou chocada ficou com a situação. Se tratam, portanto, de algo inusitado, algo que foge do normal na rotina.

Você ainda pode usar whatever no sentido de “nenhum”. Nesse caso, a tradução correta seria “qualquer”, porém, apontando escassez ou ausência. Está confuso? Veja os exemplos a seguir.

  • They received no help whatever. (Eles não receberam qualquer ajuda);
  • She received no compensation whatever from the government. (Ela não recebeu qualquer ajuda do governo).

Em todos os casos o whatever traz um sentido de diminuto, de algo pequeno. Por exemplo, indicando que o governo não deu o mínimo suporte a um cidadão, ou que nem mesmo a menor ajuda foi concedida num momento de necessidade.

Whatever, Wherever ou Whenever?

Assim como o “whatever” existem duas outras expressões que são muito comuns no vocabulário em inglês. Estamos falando de Wherever e Whenever.

Graças a pronúncia e grafia muito parecidas, esses três termos podem ser confundidos com certa frequência. Por isso criamos um guia rápido para que você entenda a diferença entre eles.

Whatever:

Como você viu nos tópicos anteriores, “Whatever” é usado com uma conotação de “tanto faz” ou “que seja”.

A expressão pode ser aplicada tanto para encerrar um assunto quanto para realmente indicar que não há importância na escolha. Além disso, há outras aplicações como no sentido de “qualquer que seja”.

Wherever:

O Wherever tem um sentido voltado para “onde você quiser”. É usado para mostrar que a localização- para um encontro, para posicionar algum objeto etc. – não importa tanto. Veja alguns exemplos.

  • We can meet wherever you want. (Podemos nos encontrar onde você quiser);
  • Put that piece wherever you want. (Coloque essa peça onde quiser).

A aplicação indica que a escolha do local fica a critério de outra pessoa enquanto quem fala aceitará a escolha.

Whenever:

O whenever tem um sentido um pouco mais restrito. Ele pode significar “sempre que”, “a qualquer tempo”, “quando quer que seja”, ou substituir o “When” (quando), dando ênfase a uma pergunta. Veja alguns exemplos a seguir.

  • I will help you whenever you need. (Vou lhe ajudar sempre que precisar);
  • Whenever I go there I’m happy. (Sempre que vou lá eu fico feliz).
  • Whenever will you be ready? (Quando você estará pronto?);
  • whenever will you learn? (Quando você vai aprender?).

Você pode notar que a melhor forma de diferenciar os termos e suas aplicações é identificando o começo da palavra. “What” significa “O que”, “Where” significa “Onde” e “When” significa “Quando”. Todas elas seguidas por “ever”.

Quando usar Whatever?

O termo whatever tem um tom coloquial, e por isso deve ser preferencialmente usado em situações do dia a dia. Porém, usá-lo, por exemplo, em uma entrevista de emprego ou numa conversa mais formal não é nenhum pecado capital.

O importante é compreender o contexto em que está aplicando a palavra. O ideal é que ela não soe como descaso. Por isso, estude bastante a sua utilização antes de escolher onde usar.

Dicas para se acostumar com o termo

A melhor forma de incorporar uma nova palavra ao seu idioma é realmente aplicando-a no dia a dia. Nesse sentido, crie frases com o Whatever e veja como elas soam.

Além disso, outra dica interessante é prestar atenção em frases em que a palavra é aplicada. Por ser um termo muito comum, você pode ouvir Whatever em músicas, séries e filmes com bastante frequência.

Esse definitivamente é um termo que pode enriquecer bastante o seu vocabulário. Então, comece a usar “Whatever” e você verá que se trata de uma palavra muito versátil no idioma inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *