Úmido ou húmido, qual a forma correta?

Úmido ou húmido

A pergunta qual é o correto ‘húmido’ ou úmido sempre gera discussões. Muita gente tem dúvidas quanto à grafia de certos vocábulos, especialmente palavras que são usadas com frequência no português.

Neste artigo, vamos esclarecer a questão e mostrar qual é a forma correta de escrever estas palavras.

Úmido ou Húmido

Apesar de o acordo ortográfico ter entrado em vigor no ano de 2009, muitas vezes ainda confundimos a forma correta de escrever uma palavra. É o que ocorre com as palavras úmido ou húmido. Você sabe qual é o certo?

A forma correta, no Brasil, é Úmido.

Em resumo, a função do acordo é a de regular a maneira que escrevemos. Essa palavra em especial não sofreu alteração. Existem alguns casos em que é permitido o uso da grafia dupla, e esse é um deles.

Quer entender mais sobre grafia dupla e aprender a forma correta de escrever húmido ou úmido? Confira a seguir o conteúdo completo sobre isso e aprenda mais sobre o nosso idioma.

Qual é a forma correta de escrever: húmido ou úmido?

Como você já sabe, segundo o acordo ortográfico, algumas palavras podem ter uma grafia dupla. Isso significa que seja húmido ou úmido, ambas as formas estão corretas.

Porém, o uso da palavra com h ou sem h depende de “qual português” estamos falando. Isso porque a palavra “úmido” é usada aqui no Brasil. Já “húmido” com “h” é mais comum em Portugal.

Veja alguns exemplos

– Está húmido por fora, mas seco por dentro. (Portugal)

– A camisa está úmida de suor. (Brasil)

– O clima hoje está bem úmido aqui em São Paulo.

– Minha mãe dizia que não pode sair com o cabelo úmido nos dias frios.

– O húmido das minhas sabrinas (sapatilhas) está a me dar nos nervos.

Significado de húmido ou úmido

Agora que entendemos a diferença das grafias, vamos ver qual o significado da palavra e alguns sinônimos que podemos utilizar quando necessário.

A palavra húmido ou úmido significa que algo está levemente molhado ou impregnado com algum líquido/vapor de água. Se juntada ao sufixo +idade,o termo se torna um substantivo que sugere um estado de algo ou alguma coisa. Veja exemplos:

  • A casa está com umidade;
  • A umidade estragou os tecidos;
  • A umidade do ar está abaixo do índice ideal.

Caso você decida usar alguns sinônimos, as opções são: molhado, embebido, orvalhado, empastado, aquoso.

Porém, o mais usado na norma coloquial ou culta é mesmo o úmido (Brasil) ou húmido (Portugal).

Leia também:

  1. à domicílio, a domicílio ou em domicílio

Entenda a dupla grafia

Para esclarecer melhor a existência da dupla grafia é preciso entender a etimologia da palavra “umidade”, que vem de “humididate”.

Segundo o acordo ortográfico, palavras que tenham em sua etimologia a letra h devem iniciar com a mesma consoante, ou seja, com “h”.

Porém, é permitido a supressão da letraquando essa já estiver em uso, como é o caso de “úmido”.

Outros exemplos de palavras que podemos encontrar a dupla grafia considerando Brasil e Portugal são:

  • Afetar (Brasil) x Afectar (Portugal)
  • Fato (Brasil) x Facto (Portugal)
  • Berinjela (Brasil) x Beringela (Portugal)
  • Miçanga (Brasil) x Missanga (Portugal)

Essa é mais uma curiosidade do português, que como você já sabe é um idioma muito complexo e muito rico. Por isso é normal ter dúvidas sobre a forma de escrever, mas você pode tirar muitas dúvidas lendo o nosso conteúdo.

Agora você já sabe que entre húmido ou úmido o que predomina é “qual português” você está usando, se o brasileiro ou o europeu. Conhecer mais essa curiosidade facilita muito o uso correto do nosso idioma e evita gafes na hora da escrita.

Conclusão

Como vimos, o correto é Úmido no Brasil e Húmido em Portugal. A forma de escrita dessa palavra não sofreu alterações mesmo com a entrada do acordo ortográfico.

Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer essa dúvida. Aproveite para conferir outros conteúdos sobre o nosso idioma e se manter sempre atualizado.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.