Tradutor de inglês – como usar e como aprender com ele?

Tradutor de ingles como usar

O tradutor de inglês é um velho conhecido dos brasileiros. Ele serve para diversas situações, inclusive, para os estudos. Mas, na hora de usá-lo para aprender inglês, muita gente se confunde sobre sua utilidade.

Como o próprio nome sugere, o tradutor serve para traduzir de maneira literal uma palavra ou uma frase.

Embora a tradução literal nem sempre funcione no diálogo, ela pode ajudar na expansão do vocabulário e no conhecimento geral do idioma.

Chegou a hora de conhecer melhor a ferramenta de tradução e pegar algumas dicas de como utilizá-la em seu dia a dia.

Veja a seguir tudo sobre o tradutor de inglês e descubra como ele pode lhe ajudar na busca pela fluência.

Conteúdo recomendado:

Quando usar um tradutor de inglês?

A principal dúvida de quem está estudando é justamente sobre quando usar o tradutor de inglês. Quando essa ferramenta é apropriada e pode colaborar com a evolução dos estudos?

A resposta é bem simples: você pode usar o tradutor sempre que precisar.

Ele serve tanto para leitura quanto para traduzir palavras que você ouviu num bate-papo ou num filme.

A dica aqui é que você anote essas palavras para traduzir depois caso não queira parar o que está fazendo na hora. Ter uma caderneta de anotação é excelente para ajudar nos seus estudos.

Conheça algumas ferramentas interessantes de tradução

Para quem quer começar a usar um tradutor de inglês é legal conhecer algumas das ferramentas preferidas dos internautas.

Alguns podem ser usados no computador e outros nos seus smartphones. Veja a lista:

Google Tradutor:

Esse é sem dúvidas o maior nome entre os tradutores.

A ferramenta do Google é utilizada por milhões de pessoas, pois, pode traduzir para diversos idiomas. Ele está em funcionamento desde 2006.

Basicamente, basta escrever o que você quer traduzir em um campo, selecionar o idioma original e o idioma de tradução – nesse caso, de português para inglês ou vice-versa. A tradução aparecerá no campo ao lado.

Outra funcionalidade é a opção de ouvir a pronúncia do que foi escrito. basta clicar sobre a imagem do alto-falante para que a voz do Google repita o que foi escrito.

Microsoft Translator:

Competindo diretamente com o Google está o Microsoft Translator. O aplicativo também oferece tradução instantânea tanto em texto quanto em áudio.

Sua principal vantagem é a interface bastante simples e intuitiva, e a possibilidade de ser utilizado em smartphones e tablets além de smart watch fabricado pela Apple ou pelo Google.

Linguee:

Já o Linguee é mais recente e pode ser usado tanto no computador quanto no celular, através do aplicativo disponível na loja oficial tanto do iOS quanto do Android.

Ele traduz texto, reprodução de voz e oferece sugestões de frases. Pode ser um grande auxiliar para os estudos e é um bom tradutor de inglês para quem quer expandir o vocabulário.

iTranslate:

Além da tradução através do texto e da pronúncia, o iTranslate tem outras funções bastante interessantes. Uma delas é o histórico de traduções que permite que você acesse novamente as palavras que traduziu anteriormente.

Outra funcionalidade legal é a possibilidade de escolher entre vozes masculinas ou femininas para o treino de pronúncia, algo que torna os estudos mais agradáveis de acordo com cada gosto.

Forvo:

Para finalizar, indicamos o uso do Forvo. O Forvo é, na verdade, um site todo dedicado ao aprendizado de inglês. Ele é especialmente voltado para quem está em um nível bem básico, mas a sua tradução pode servir para diferentes níveis.

Ele também é um dicionário de pronúncias. Os usuários podem ouvir como se pronuncia as palavras de forma bastante lenta, o que facilita a compreensão de quem tem mais dificuldade com o idioma.

Dá para confiar nos tradutores?

Um dos assuntos que vem à tona quando falamos em tradutor de inglês é a qualidade dessas traduções. Mas, como dito anteriormente, eles costumam trabalhar com traduções literais.

Isso quer dizer que nem sempre a tradução é a mais adequada para a construção de um diálogo. Porém, ela pode, sim, ser usada para dar uma noção geral do que está sendo dita mesmo quando não for a mais adequada.

Aqui, porém, vale ressaltar que eles realmente não são indicados quando você precisa de uma tradução meticulosa, de altíssima qualidade.

Trabalhos acadêmicos, pesquisas e teses, por exemplo, podem ter muito de seu sentido alterado por conta dos problemas dessas ferramentas.

Tradutor de inglês x dicionário

Podemos dizer que o tradutor de inglês é uma versão digital do dicionário. Se antigamente precisávamos carregar o livro com centenas de página na bolsa para os estudos, hoje isso é geio através do celular ou computador.

Mas, cada um tem a sua utilidade, e aqui varia bastante do seu gosto pessoal. Se torna cada vez mais raro, porém, quem prefira usar o dicionário físico ao invés do dicionário na hora de traduzir.

Qual tradutor devo usar?

Todas as ferramentas que apresentamos aqui podem ser facilmente acessadas pela internet. Embora ofereçam algumas particularidades, de modo geral elas funcionam exatamente iguais.

Portanto, a dica é que você experimente e opte por aquela que pareça lhe atender com maior qualidade. Mas, tenha sempre o cuidado para que o tradutor de inglês não se transforme em uma desculpa para não aprender.

O ideal é se esforçar para tentar compreender o contexto dos assuntos e usar o tradutor para termos específicos que você não consegue compreender imediatamente. Assim ele te ajuda muito!

Você pode usar o tradutor durante os estudos ou quando estiver consumindo algum conteúdo no idioma e encontrar algum termo que lhe soe estranho. Depois de traduzir, veja exemplos de frases em que a palavra é aplicada.

Assim fica mais fácil compreender como usá-la corretamente e até facilita a sua memorização. Enfim, o tradutor de inglês pode lhe ajudar – e muito! – na expansão de vocabulário.

Fique por dentro das novidades. Assine nosso blog!

[mailerlite_form form_id=1]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.