Sites para aprender inglês sozinho

aprender inglês sozinho

Como aprender inglês sozinho?

Em algum momento de sua vida você pensou: “queria muito saber falar inglês” ou “se eu falasse inglês teria melhores chances no mercado de trabalho” ou “se eu dominasse o inglês, teria mais oportunidades na minha vida”. E essa linha de pensamento está correta.

Quem não tem nenhum conhecimento da língua inglesa além de se sentir, muitas vezes, alheio ao que está acontecendo globalmente, também perder inúmeras oportunidades de carreira, oportunidades acadêmicas e até mesmo na vida pessoal.

As pessoas que desejam atuar de forma mais ampla e com mais credibilidade em sua profissão, independente do setor, precisam ter o conhecimento da língua universal e, se possível, de outras línguas.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, falar um segundo idioma aumenta a inteligência, o foco, a fluência verbal e de leitura, mesmo quando aprendido na idade adulta.

Dessa forma, aprender inglês traz mais vantagens do que você imaginava.

Conteúdo recomendado:

Aprendizado de inglês online

Se você quer realmente aprender e dominar o inglês, não existe passe de mágica: você precisará estudar e praticar.

Além de escolher a metodologia que mais adequada para você e para o seu dia a dia. É preciso ter motivação e comprometimento para realizar atividades extras.

Atualmente, o aprendizado online está em alta e, nesse caso, o comprometimento precisa ser ainda maior, pois você terá que se esforçar sozinho para alcançar sua meta.

Um curso online possui diferentes metodologias, como ocorre em cursos presenciais, mas é importante que você se sinta à vontade com ela e que goste do método, pois as chances de você se dedicar serão muito maiores.

Dessa forma, se você realmente quer desenvolver seu inglês ou mesmo começar do zero, você pode.

E a melhor parte? Hoje, existem sites e aplicativos gratuitos, de qualidade e que podem ser acessados tanto pelo navegador de seu computador quanto via celular e tablet!

Vivemos em uma época em que a informação está ao nosso alcance. Tudo o que precisamos fazer é buscá-la e nos empenharmos o suficiente para aprender. Ser autodidata hoje em dia é MUITO mais fácil do que antigamente, na era pré-internet.

Para facilitar sua vida, selecionamos alguns dos melhores sites e cursos online gratuitos para afiar seu inglês sem sair de casa. Vamos lá!

Sites interessantes para aprender inglês sozinho

É uma das plataformas mais populares para aprender inglês e outros idiomas de forma gratuita. Segundo dados da empresa, desde 2012, cerca de 50 milhões de pessoas já usaram a plataforma. Para que o usuário comece a aprender, basta realizar um cadastro simples.

O método e a estrutura do curso são dinâmicos e colaborativos, ou seja, em formato de jogos. À medida que você avança, vai passando de fase e abrindo novos módulos. A cada resposta errada, você perde uma “vida” e, caso perca todas, precisará refazer o módulo, voltando ao início.

Nesta plataforma de lições fragmentadas, os usuários aprendem através do método mnemônico de repetição, fixando assim o conteúdo. O foco maior é na escrita, leitura, compreensão, listening e gramática.

O método Duolingo apresenta uma estrutura autodidata, interativa e fácil de usar, que atrai estudantes do mundo inteiro.

Está disponível na web, iOS, Android e Windows Phone.

  • Busuu

É uma ferramenta online de ensino de inglês e de mais 10 idiomas (contra 5 do Duolingo), voltada para os níveis A1, A2, B1 e B2. Dados da empresa estimam que mais de 80 milhões de pessoas utilizam a plataforma, que possui versões gratuitas e pagas (premium).

A versão gratuita dá acesso apenas a fichas de vocabulário, que são muito úteis, pois você aprenderá muitas palavras relevantes. Porém, se você quiser se aprofundar nos estudos e puder investir mais em seu aprendizado, seria ótimo optar pela versão premium paga, pois ao final do curso completo, você poderá obter um certificado oficial emitido pela instituição americana McGraw-Hill. Nessa versão, você também poderá acessar aulas online ou offline, o que facilita bastante o processo.

Está disponível na web, iOS, Android e é compatível com o Apple Watch.

  • Memrise

É uma plataforma de ensino de inglês (americano ou britânico) e outros nove idiomas. Sua interface em português permite que seja usada por alunos iniciantes, que nunca tiveram contato com a língua. Entretanto, alunos mais avançados também podem usufruir do serviço, aperfeiçoando suas habilidades de leitura, escrita, compreensão e fala.

O método de ensino dessa plataforma também utiliza jogos, que apresentam recursos audiovisuais e técnicas de memorização. Assim como o Busuu, o Memrise trabalha com versão gratuita e paga, porém a gratuita possibilita maior acesso a informações do que a versão free do concorrente, uma vez que é possível realizar exercícios de revisão, não se limitando ao vocabulário.

A plataforma oferece até mesmo uma rede social colaborativa, em que você pode adicionar e convidar amigos, bem como organizar cursos online coletivos, permitindo que você meça sua evolução e compare-a com a de seus colegas.

Disponível na web, iOS e Android.

  • Forvo

É o maior dicionário de pronúncias do mundo, agora também com traduções. Além do inglês, é possível ter acesso a mais de 200 idiomas.

Todas as palavras são pronunciadas por falantes nativos. Para acessá-lo, basta fazer um cadastro no site ou baixar o app. É também possível avaliar a pronúncia de outros usuários e ter a sua pronúncia avaliada. 

É uma ótima fonte de consulta quando você estiver em dúvida quanto à pronúncia de determinado vocábulo.

Outra excelente vantagem: o site apresenta miniguias de viagem. Neles, você encontra pelo menos 25 frases mais comuns, que estão divididas por categorias, como substantivos, adjetivos, expressões e até mesmo nomes de equipes e celebridades.

Outra grande vantagem é o fato de o site contar com miniguias de viagem. Neles há pelo menos 25 frases que estão entre as mais usuais.

As palavras estão separadas por várias categorias como substantivos, adjetivos, expressões, animais e até mesmo nomes de equipes e personalidades, como times da NBA e atores e atrizes internacionais.

Está disponível gratuitamente na web, iOS e Android.

Esperamos que essa lista seja útil em sua jornada. Saiba aprender inglês sozinho é possível!

Sites para aprender inglês sozinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo