Roteiro para aprender inglês

Todos querem aprender inglês, isso é uma máxima quase absoluta em nosso mundo contemporâneo.

Entretanto, muitos não dedicam o tempo e o esforço necessários para atingir tal meta.

Aprender um idioma requer foco e organização, antes de qualquer coisa. Você precisa colocar sua mente no objetivo final: ter inglês fluente.

Para chegar lá, é preciso se motivar constantemente e se conscientizar sobre a diferença que isso fará em sua vida, trazendo inúmeras transformações positivas provenientes desse esforço.

Para que esse processo de aprender inglês seja feito de forma mais prazerosa, é fundamental descobrir o método de estudo que melhor se adeque ao seu estilo.

Aprendendo inglês: estilos de aprendizagem

Segundo Piaget, um indivíduo pode ter sua aprendizagem facilitada ou favorecida por um ou mais recursos referentes a determinado perfil cognitivo.

Existem 3 estilos de aprendizagem: visual, auditivo e sinestésico, e cada pessoa possui um estilo predominante.

 Os visuais são aqueles que retêm melhor as informações através de figuras, ou seja, assistindo um vídeo, vendo uma imagem ou fazendo anotações/mapas mentais.

Já os auditivos são aqueles que aprendem melhor ao escutar ou ler conteúdos em voz alta, como por exemplo, fazendo uso de podcasts e músicas. Esse grupo aprende melhor através de informações verbais.

Os denominados sinestésicos aprendem melhor quando vivenciam na prática as atividades propostas, ou seja, quando integram os sentidos como tato, movimentos e informações verbais e visuais.

Você pode descobrir qual é o seu através desse teste: http://perfilcognitivo.com.br/comecar/

Como aprender inglês pela internet?

Atualmente, isso é totalmente viável. Como mencionado anteriormente, basta encontrar o melhor método para você, conhecer bem seu objetivo e dedicar-se aos estudos.

É importante determinar e cumprir uma carga horária semanal e acompanhar seu desempenho ao longo de suas atividades.

Abaixo, apresentamos uma proposta de Roteiro de estudo diário, que abrange os diferentes estilos de aprendizagem, cobrindo os diferentes perfis.

Especialistas afirmam que, ao dedicar pelo menos 15 minutos de seu dia aos estudos, os bons resultados virão.

Conteúdos recomendados

Vamos começar?

Roteiro Diário para aprender inglês

Treine seu Listening

Segunda-feira – Ouça (Treine Suas Habilidades de Listening)

Comece sua semana usando aplicativos e ouvindo podcasts para aumentar seu contato com o inglês.

Esse processo pode e deve ser utilizado todas as semanas para que o aluno se familiarize com o idioma. Seguem abaixo algumas sugestões:

Duolingo – App popular que se adequa a suas necessidades e a seu nível, através de exercícios de gramática e vocabulário.

Nele, também é possível criar grupos com seus amigos e acompanhar o desempenho de cada um.

Podcasts – Você pode ouvir no carro, na academia ou em qualquer lugar. Pratique seu listening através de Podcasts como “Podcasts in English” e “BBC”. Quanto mais você ouvir, mais confortável você ficará em relação ao idioma.

Treine seu Speaking

Terça-feira – Fale (Treine Suas Habilidades de Speaking)

Pratique, não tenha vergonha! Comece falando com um colega ou um familiar que tenha um nível de inglês no mínimo intermediário. Reserve 30 minutos por semana para realizar essa atividade.

Caso não seja possível encontrar pessoas próximas com disponibilidade, utilize aplicativos em que você pode conversar com outros estudantes ou até mesmo com nativos.

Hello Talk é um exemplo de app excelente para praticar com nativos do idioma – e você ainda pode ser corrigido por eles e fazer novos amigos!

Treine seu Reading

Quarta-feira – Leia (Treine Suas Habilidades de Reading)

Entre em um portal de notícias em inglês, como por exemplo, BBC World ou CNN e leia o que for de seu interesse.

Mesmo que a compreensão seja baixa, não desista. Uma ótima dica é começar lendo notícias que você já tenha lido em português, para ter maior noção do contexto e melhor capacidade de entendimento.

Aos poucos, seu vocabulário aumentará e você começará a ver os resultados.

Estude Gramática da língua inglesa

Quinta-feira

Escolha uma estrutura gramatical para se aprofundar. Pegue uma palestra do TED Talks, um curso online ou uma notícia que tenha lido no dia anterior e faça análises gramaticais.

Pergunte-se ‘por que nesse caso foi usada a estrutura have been?’ ou ‘o que significa esse phrasal verbal?’

Depois, tire suas dúvidas em sites ou livros de gramática. Nunca deixe de fazer consultas: esses recursos foram feitos para ajudar.

O livro de gramática para consultas mais recomendado é o English Grammar In Use, mas você pode utilizar o que preferir.

Aprenda 5 palavras novas

Sexta-feira

Ao decorrer das tarefas realizadas durante a semana, é provável que tenham surgido novas palavras que você desconheça.

Anote-as e depois pesquise online seus significados. Procure exemplos em que elas são utilizadas.

Tente também formular frases com elas para fixá-las. A frase não precisa estar perfeita, o que importa é contextualizá-las para não esquecer.

Aprenda inglês com Música

Sábado

Já existem provas científicas que demonstram que música é muito útil no aprendizado de um idioma. Nossa memória auditiva costuma ser muito eficiente, especialmente com músicas que gostamos.

Portanto, aqui vai nossa dica: selecione uma música de que você goste e que já conheça há algum tempo e analise-a a fundo. Isso permitirá que você aprimore seu vocabulário, estruturas gramaticais e pronúncia.

Caso seja necessário, procure sua tradução online. Aprender com música não só é muito agradável, mas também muito eficaz para seu processo de desenvolvimento.

Divirta-se estudando inglês

Domingo

Domingo é aquele dia que queremos relaxar e nos divertir. A boa notícia é a seguinte: estudantes de inglês podem se divertir e estudar ao mesmo tempo!

Separe um filme americano ou inglês que você já conheça e goste e tente se concentrar, por alguns minutos que seja, no vocabulário utilizado, estruturas gramaticais e pronúncia.

De preferência, coloque as legendas em inglês.

Outra atividade interessante que combina com domingo é aprender gírias e expressões idiomáticas usadas pelos falantes de inglês em canais de YouTube.

Existem canais excelentes para isso como Tim Explica, Carina Fragozo e Small Advantages, para citar alguns.

Todos esses canais também ensinam vocabulário, gramática, dicas gerais de inglês e são muito divertidos e agradáveis de assistir.

Espero que essa sugestão de Roteiro tenha sido útil!

Caso você não tenha tempo para seguir tudo à risca, tente pelo menos adicionar algumas das atividades mencionadas acima ao seu dia a dia.

Mantenha o foco e a dedicação e você certamente verá seu inglês progredir cada vez mais.

Divulgue o blog para seus amigos, isso nos ajuda a crescer!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.