Qual a importância de estudar inglês?

importância de estudar inglês

A importância de estudar inglês é imensa! Não podemos falar em sucesso profissional sem considerarmos o quão essencial é ter um segundo idioma.

Estamos falando de um dos idiomas mais falados do mundo.

O inglês dá acesso a conteúdos da cultura pop, facilita a comunicação para finalidades de turismo e negócios.

Podemos dizer que o inglês deixou de ser um diferencial e acabou se tornando essencial, fundamental para quem quer crescer profissional ou pessoalmente.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre quais são os motivos ou a real importância de estudar inglês, listamos alguns principais para te estimular a aprender o idioma.

Principais motivos para aprender inglês

A importância de estudar inglês pode ser percebida em qualquer anúncio de vaga de emprego. É difícil encontrar uma oportunidade em que o inglês não seja requerido ou pelo menos desejável.

Não é para menos: o inglês amplia a comunicação, permitindo que o profissional acesse conteúdos estrangeiros e se comunique com profissionais de outros países com facilidade.

Mas, esse não é o único motivo pelo qual você deve investir nesse idioma. Veja qual é a importância de estudar inglês nos próximos tópicos:

Acesso à cultura:

Para começar, o inglês é o idioma oficial das produções culturais. Filmes, séries, livros, clips musicais…grande parte da indústria do entretenimento é originalmente em inglês.

Muitas coisas são traduzidas para o português, sim, mas existe uma parcela que nunca chegará a isso. Par ter acesso é importante saber falar/ ler e compreender o inglês.

Além disso, alguns conteúdos podem levar anos até receberem uma tradução. Quem domina o inglês consegue acessar isso sem demora, de forma bastante prática e rápida.

Conquiste as melhores vagas de emprego!

Não podemos falar sobre a importância de estudar inglês sem considerarmos o quanto isso pode impactar a sua vida profissional. Afinal de contas, o idioma é o queridinho dos recrutadores.

Facilite a sua promoção:

Ah! Caso você não esteja procurando um emprego porque já trabalha, o inglês pode ser o seu impulso para conseguir um cargo melhor.

Mesmo que se julgue plenamente satisfeito com seu emprego hoje, pode ser que daqui a alguns anos você realmente sinta necessidade de uma remuneração melhor, ou queira mudar de setor.

Estar preparado para isso é importante! Aprender inglês é essencial para quem almeja crescimento e desenvolvimento profissional.

Prepare-se para agarrar as oportunidades:

Ainda seguindo na mesma linha de raciocínio do tópico anterior, pode ser que não necessariamente você queira mudar de cargo. Mas, sempre existe a possibilidade de surgir uma oportunidade irrecusável na sua frente!

Quando isso acontecer, ganha quem está mais preparado para agarrar a chance com unhas e dentes. Nesse contexto, pode ser que a fluência em inglês seja o grande diferencial.

Busque oportunidades fora do país!

Morar no exterior é o sonho de muitos brasileiros. E a maioria se vê estacionado na primeira etapa, justamente por conta da barreira do idioma.

Se você não quer se limitar aos países de língua portuguesa e pretende ganhar o mundo aproveitando oportunidades de trabalho e estudos, ter o inglês afiado é crucial.

Mesmo em países onde o inglês não é o idioma oficial – como França, Espanha e outros tantos… – ele facilita MUITO a comunicação.

Você sempre encontrará alguém falando inglês par lhe ajudar em qualquer lugar do mundo.

Leia também:

Viaje a turismo para onde você quiser

Agora, saindo um pouco do âmbito das atividades profissionais e levando a vida de forma um pouco mais leve, precisamos falar sobre as viagens.

Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Índia, México…sabe o que todos eles têm em comum? Você consegue se virar com o inglês!

Sim!

Como dito anteriormente, mesmo naqueles países em que o inglês não se estabeleceu como língua nativa, é o idioma mais utilizado em locais de turismo, e você pode encontrar guias, atendentes e moradores locais que dominam o idioma.

Mantenha o seu cérebro ativo e saudável:

Aqui vai uma informação que a maioria das pessoas não imagina: a importância de estudar inglês também está no fato de que isso ajuda a manter o seu cérebro ativo e em pleno funcionamento.

Estudar ajuda a diminuir os riscos de demência e outros males que eventualmente podem afetar o cérebro. Estudar inglês pode ser o seu método para isso.

Descubra que você é capaz!

A importância de estudar inglês também envolve uma espécie de autoconhecimento.

Muitas pessoas consideram que aprender um novo idioma é algo muito complexo e até impossível.

Mas, não é bem assim.

Se você parar para pensar, o inglês já está presente na sua vida. Utilizamos no dia a dia diversos termos originários desse idioma, como “hot dog”, Shopping center” e “Market place”.

Então, saiba que você já conhece mais do que imagina do inglês. O que precisa agora é praticar, ampliar o vocabulário e compreender sobre construção de frases.

Para quem o inglês é importante?

Vale a pena ressaltar aqui também que esse é um idioma indicado para todas as pessoas. O inglês pode trazer benefícios para pessoas de qualquer idade!

E não existe isso de ser velho ou jovem demais para aprender. Seja para crianças em fase de alfabetização ou para idosos, aprender um novo idioma traz inúmeros benefícios.

A importância de estudar inglês envolve bem-estar, acesso cultural, ampliação de conhecimento e exercícios de memória.

Se trata de um idioma perfeito para quem pretende viajar, quer vivenciar novas experiências no exterior, ou simplesmente para pessoas curiosas sobre novas culturas.

Fato é que estudar inglês nunca será em vão.

Você poderá usar seu conhecimento no idioma para fins profissionais ou pessoais, da forma como quiser. Mas, tenha certeza de que a fluência será um grande diferencial em sua vida.

Mude a sua vida com o inglês

Não é exagero dizer que aprender um novo idioma pode mudar radicalmente a sua vida. Pode, mesmo.

A importância de estudar inglês é justamente essa: a possibilidade de explorar um novo mundo a sua frente, e transformar completamente o seu modo de consumir coisas – sejam para entretenimento, estudos ou trabalho.

Então, chega de esperar.

Comece agora mesmo a estudar e praticar inglês, e descubra tudo o que está ao seu alcance.

Para receber todos nossos artigos, inscreva-se no blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.