Os pronomes interrogativos em inglês são extremamente úteis para a formulação de perguntas. Aprender sobre eles é parte fundamental dos estudos de quem almeja alcançar a fluência no idioma.
Felizmente esse não é um assunto muito complexo. Basicamente, basta decorar os pronomes e saber seus significados para usá-los corretamente. Para lhe ajudar vamos contar tudo sobre os pronomes interrogativos e tirar suas dúvidas sobre o assunto.
Sumário
O que são pronomes interrogativos?
Os pronomes interrogativos (interrogative pronoums) são vocábulos utilizados para formar perguntas. Eles são fundamentais para ajudar na criação dessas frases, por isso são fundamentais para os estudos de inglês. A lista de pronomes interrogativos em inglês é a seguinte:
- Who (quem);
- Where (onde);
- What (o quê, qual);
- Which (o quê, qual);
- Why (por que);
- When (quando);
- How (como).
Os pronomes interrogativos são considerados essenciais para o jornalismo, já que ao responder todas essas perguntas “Quem? Onde? O que? Por que? Quando? Como? temos, de fato, uma narrativa completa sobre algo.
Como é possível notar, há uma semelhança entre eles: com exceção do “How” todos os demais começam com as consoantes “Wh”. Por isso, esse conjunto de pronomes interrogativos em inglês é chamado de “WH questions words”.
Em tradução livre, o termo significa “Palavras interrogativas com WH”. Apesar de o “hoW” não ser efetivamente uma dessas palavras, ele também está incluso no grupo de palavras usadas para perguntas e deve ser decorado pelos estudantes.
Leia também:
Diferenças entre what e which
Mais uma olhada rápida nos pronomes interrogativos em inglês e podemos notar outra semelhança: What e Which possuem exatamente a mesma tradução. Isso naturalmente pode confundir os estudantes na hora de escolher entre um e outro.
Afinal, qual deles usar?
A palavra “What” deve ser usada quando a pergunta não traz opções definidas de resposta. Ou seja, o interlocutor pode responder qualquer coisa. Já “Which” é usado quando na própria pergunta existem opções de respostas. Veja alguns exemplos.
- What do you want to do today? – O que você quer fazer hoje?
- Which do you want to do: stay home or go to the movies? – O que você quer fazer: Ficar em casa, ou ir ao cinema?
Perceba que na primeira opção a pergunta não limita as opções. É possível escolher fazer qualquer coisa. Já na segunda o próprio enunciado delimita quais são as opções: é possível escolher ou um, ou outro. Veja outros exemplos de perguntas elaboradas com esses dois pronomes em inglês.
- What’s your favorite flavor? – Qual o seu sabor favorito?
- Which’s your favorite flavor: chocolate or strawberry? – Qual o seu sabor favorito: chocolate ou morango?
Portanto, novamente usamos “What” quando a pergunta permite uma resposta mais ampla e o “Which” quando há opções.
Dúvida sobre perguntas com pronomes interrogativos
Além de decorar efetivamente os pronomes interrogativos em inglês, há outro ponto fundamental de ser compreendido. Algumas perguntas feitas com esses pronomes têm outra estrutura. Dê uma olhada nos exemplos:
- Do you know who he is? – Você sabe quem é ele?
- Did she say what she was doing? – Ela disse o que ela estava fazendo?
- Do they know how this is done? – Eles sabem como isto é feito?
Quando você começa a aprender inglês aprende também que nas perguntas costumamos inverter a ordem das palavras. Nesse caso, muitas pessoas escreveriam as sentenças anteriores da seguinte forma:
- Do you know who is he?
- Did she say what was she doing?
- Do they know how is this done?
Há um erro nessa opção porque, com a utilização do auxiliar “Do” a primeira parte da sentença já indica que se trata de uma pergunta. Justamente por isso, não há necessidade de inverter a expressão “who he is” para “who is he”.
A dúvida surge porque muitos estudantes recordam-se de “inverter o verbo em sentenças interrogativas”.
No entanto, quando há utilização do auxiliar “Do”, já sabemos que se trata de uma pergunta, e, portanto, devemos manter o restante da frase como se fosse uma afirmação.
Direct e Indirect Questions
O conceito apresentado anteriormente refere-se ao que chamamos de direct ou indirect questions, ou seja, perguntas diretas ou indiretas. Não é difícil compreender como funcionam.
Direct questions são aquelas perguntas que são feitas de maneira direta, sem qualquer interferência, ou qualquer termo que tente amenizar a dúvida. Por exemplo:
- What is her name? (Qual o nome dela?)
- Why is he here? (Por ele está aqui?)
- Who are you? (Quem é você?)
Note que a dúvida foi colocada de forma prática, sem qualquer interferência ou qualquer palavra para “disfarçar” o que realmente se quer saber. Sendo assim, são perguntas diretas.
Nesses casos, ocorre a inversão do verbo na formação da frase.
Já para as perguntas indiretas, é acrescida alguma expressão que ameniza o impacto da pergunta, tentando deixá-la mais gentil, cuidadosa oumais branda. Veja alguns exemplos:
- Do you know what her name is? (Você sabe qual é o nome dela?)
- Can you tell me why you are here? (Você pode me dizer porque você está aqui?)
- Do you know who he is? (Você sabe quem é ele?)
Nessas indirects questions ocorre uma estrutura um pouco diferente.
Nesse caso, há duas sentenças. A primeira parte da pergunta é colocada no interrogativo com a utilização do “Do” ou do “can”.
Dessa forma, o restante permanece como na estrutura afirmativa, sem necessidade de inverter o verbo.
Em todas elas, porém, os pronomes interrogativos em inglês estão presentes e são fundamentais para constrição das perguntas, garantindo que sejam entendidas de maneira correta.
Conheça o pronome “Whom”
Menos conhecido de muitos brasileiros, o pronome interrogativo “Whom” pode despertar muitas dúvidas, sobretudo em quem está estudando inglês e conhecendo os pronomes agora.
A sua tradução é “quem”, a mesma atribuída ao “who”. Porém, assim como ocorre com o “which” e “what”, cada um tem uma aplicação específica.
O Who é usado para determinar quem praticou determinada ação na frase. Por exemplo:
- Who spoke to Anna? – Quem falou com Anna?
Já o “Whom” é usado para se referir a quem sofreu a ação. Por exemplo:
- To whom did Anna speak? – Com quem Anna falou?
É fácil notar a diferença entre as duas sentenças. Na primeira, procuramos saber quem falou com Anna, por isso usamos o “Who”. Já na segunda a intenção é descobrir com quem Anna falou, e usamos o Whom.
Veja outros exemplos:
- Who is ringing the bell? – Quem está tocando a campainha?
- This is the girl whom I told you about. (Esta é a garota de quem te falei.
Uma dica importante para não cometer erros é pensar que, se houver uma preposição, imediatamente seguida a ela devemos sempre usar o “Whom”. Algumas das preposições mais famosas em inglês são:
- In – dentro de; em; no e na.
- On – sobre a; em cima de; acima de; em; no; na.
- At – à; em; na; no.
- To – para; a.
- For – para; durante; por.
Como assimilar os pronomes interrogativos?
A melhor forma de assimilar os pronomes interrogativos em inglês é treinando. Para isso, é fundamental que você procure criar frases e estudar o uso de cada pronome.
No entanto, o mais importante é saber o significado de cada um. E para isso não tem jeito: é preciso decorar cada pronome e sua devida tradução.
Estudar os pronomes interrogativos em inglês é muito importante para que você consiga construir frases com mais segurança e consiga se comunicar de forma mais adequada no idioma. Por isso, aproveite essas dicas e estude bastante esse assunto.