Dentre as dúvidas mais comuns a respeito de palavras do português as pessoas se perguntam muito sobre a forma correta dessa escrita: pró-ativo ou proativo?
É normal se confundir na hora de usar o hífen.
Afinal, alguns prefixos exigem a presença dele enquanto outros casos dispensam completamente. Então, chegou a hora de saber qual regra se aplica a pró-ativo ou proativo.
Sumário
Pró-ativo ou proativo? Qual é a forma correta?
Ambas as opções, pró-ativo ou proativo, são aceitos como corretas no português.
Isso está previsto no Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (VOLP). A esse evento damos o nome de “dupla grafia”.
Isso é possível porque pró-ativo e proativo possuem diferenças em relação às suas origens de formação.
Veja a seguir uma explicação mais detalhada sobre isso.
- Proativo: proativo vem de “proactive”. Se trata, portanto, de um neologismo (que significa a criação de uma nova palavra) especialmente utilizado no mundo corporativo.
- Pró-ativo: pró-ativo também é um neologismo, porém, ele se vale de um prefixo latino (pró) para ganhar um novo sentido.
Essa diferenciação de origem permite, portanto, que se use pró-ativo ou proativo para escrita, sendo os dois aceitos como corretos no português, resguardando as suas origens.
Pró-atividade ou proatividade?
Assim como é comum a dúvida com relação a pró-ativo e proativo também pode surgir essa questão com as palavras derivadas: pró-atividade ou proatividade.
Nesse caso, porém, não há dupla grafia. Segundo dados do Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa, somente proatividade está correto. Sendo assim, devemos escrever sempre de forma corrida, sem o hífen.
O que significa pró-ativo ou proativo?
Agora que você já tirou a dúvida sobre pró-ativo ou proativo é importante entender melhor o que significam essas palavras.
O sentido é o mesmo para as duas grafias.
O prefixo “pró” significa “a favor de” ou “diante de” ou “sobre”. Quando relacionado ao termo “ativo” ele atribui um novo sentido.
Pró-ativo significa, portanto, uma ação espontânea, algo que se faz de forma natural, sem que haja pedido ou obrigação.
Veja alguns exemplos:
- Joana é pró-ativa no trabalho.
- Lucas é o mais proativo dos irmãos;
- Eles são proativos quando o assunto é ajudar os vizinhos.
- Nós defendemos que a escola seja mais proativa no combate à violência.
Veja também:
Regras do prefixo pró
Conforme dito anteriormente, pró-ativo e proativo são aceitos porque os termos possuem origens diferentes. Enquanto proativo surge do inglês “proactive”, pró-ativo é uma palavra em português que se vale da junção do prefixo “pró” e a palavra “ativo”.
No caso de pró-ativo há uma regra importante a ser compreendida. Segundo o Acordo Ortográfico, o prefixo “pró”, quando acentuado e tônico, deve ser acompanhado de hífen. Veja exemplos:
- pró-vida;
- pró-labore;
- pró-ocidental;
- pró-americano;
- pró-democracia;
No entanto, quando não houver acentuação aguda, então não é necessário utilizar o hífen. Alguns exemplos de palavras com prefixo pro sem hífen são:
- Propor;
- Promover;
- Pronome;
- Proatividade;
- Pronunciar;
Entender a forma correta de escrever determinadas palavras é muito importante para uma boa escrita.
Mas, mais importante ainda é compreender que a dupla grafia está pautada na origem de cada termo, já que surgiram de formas diferentes no nosso idioma.