Por que devo estudar inglês?

Você já se perguntou por que devo estudar inglês? Eu sim.

O inglês é um dos idiomas mais falados no mundo e tornou-se essencial para quem deseja compreender nossa realidade contemporânea.

Além dos inúmeros benefícios profissionais de aprender inglês que já foram abordados no artigo “A importância do inglês na vida profissional”, abordaremos aqui as vantagens que a língua inglesa pode trazer a inúmeras outras esferas de sua vida.

Preste atenção para a resposta à pergunta: Por que devo estudar inglês?

Elimine barreiras ao aprender inglês

Para conhecer novos países e culturas de forma prazerosa e sem estresse

Considerando que mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo falam inglês, incluindo povos de inúmeros países não-nativos em que o inglês é o segundo idioma, automaticamente abre-se um leque de destinos para os quais você poderá viajar com tranquilidade.

Então, sem medo de ficar perdido na comunicação com os habitantes locais ou mesmo com outros turistas.

Ao ter conhecimento de inglês, as barreiras da comunicação praticamente desaparecem. No fundo, todos sabemos a importância de estudar inglês ou espanhol para nossa vida.

Dessa forma, você também economiza com guias turísticos, pois será capaz de compreender tudo ao seu redor.

Sua viagem torna-se, portanto, muito mais prazerosa e menos estressante, e você poderá focar no que de fato interessa: seu lazer.

Aumente sua agilidade mental e poder de memorização

Saber dois idiomas faz com que o cérebro seja capaz de se concentrar mais e evitar distrações.

A troca constante de um idioma para outro também desenvolve partes do cérebro, aumentando o poder de decisão e percepção.

Esse maior controle mental também faz com que a mente de pessoas bilíngues seja mais flexível e execute diversas tarefas ao mesmo tempo, favorecendo o famoso “multitasking”, que nada mais é do que a habilidade de desempenhar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, muito requisitada atualmente.

Além disso, se você é bilíngue, possui maior agilidade mental e poder de superar obstáculos de maneira mais prática e criativa. Resumindo: ser bilíngue aumenta sua inteligência!

Está também comprovado cientificamente que pessoas bilíngues desenvolvem maior capacidade de memorização e são mais resistentes a doenças relacionadas à saúde mental, como o Alzheimer, por exemplo, uma vez que estão constantemente exercitando o cérebro.

Amplie suas fontes de referência

Para quem está na Universidade ou mesmo na escola, quando é necessário fazer um trabalho ou projeto acadêmico, aqueles que dominam o inglês possuem uma grande vantagem: não limitam suas referências a fontes em português.

Sendo assim, é possível ampliar seus horizontes de pesquisa. Além do mais, o inglês é considerada a língua da ciência.

Mais de três quartos da produção científica mundial é publicada no idioma, chegando a alcançar 90% em determinados campos.

Portanto, se essa é a sua área, você precisa estudar inglês o mais rápido possível!

Essa também é a língua dos negócios e da diplomacia. Empresas multinacionais utilizam o inglês como língua padrão, segundo o Harvard Business Review, bem como organizações internacionais como ONU, OTAN, entre muitas outras.

Domine conteúdos e novas tecnologias

Cerca de 55% do conteúdo na internet é produzido em inglês.

Isso significa que, dominá-lo garante acesso à grande parte de todo o conteúdo disponível online, expandindo seu conhecimento político, econômico, social, cultural e acadêmico em escala global.

Dessa forma, se você deseja se manter atualizado na era digital, o domínio do inglês é primordial.

Ele é considerado a língua oficial da internet. A maioria dos programas de computador e aplicativos também estão em inglês.

Palavras em inglês muito usadas na internet

Palavras como wi-fi, SEO, browser, backup, entre muitas outras já foram incorporadas ao nosso dia a dia, e quem conhece o idioma obviamente leva vantagem.

Vejamos um exemplo:

Se alguém diz que fará uma “live” e você não é um usuário assíduo de Instagram, Facebook ou redes sociais, em geral, graças a sua habilidade no inglês você conseguiria entender que o termo se refere a uma transmissão ao vivo.

Portanto, o conhecimento da língua permite que você entenda, além da cultura de forma geral, termos técnicos de diversas áreas muito utilizadas em nosso cotidiano.

Atualmente, o marketing também é outro nicho muito presente em nossas vidas.

Empreendedores devem estar familiarizados com seus termos, que estão quase todos em inglês.

Alguns exemplos: startup, briefing, lead, e-book, workflow, brainstorm etc.

Se você tem um bom domínio do idioma, será capaz de entender com maior facilidade o que esses termos significam; do contrário, você não será capaz de deduzir seus significados, e estará automaticamente em uma posição de desvantagem.

Estude inglês e tenha vantagem acadêmica

Caso você tenha vontade de estudar nas melhores Universidades do mundo, o inglês é um fator imprescindível.

Todas elas exigem domínio do idioma, uma vez que estão baseadas no Reino Unido e nos Estados Unidos, como por exemplo, Harvard, MIT, Stanford, Oxford, Cambridge, entre outras.

Dessa forma, o inglês é a língua acadêmica moderna, dominando publicações e comunicações desse nicho.

As vantagens do inglês

Alguns dos melhores livros, filmes, séries, músicas e programas de TV no mundo estão originalmente em inglês. Certamente, hoje em dia muitos já foram traduzidos, porém nem todos.

E nem sempre a tradução está correta.

Portanto, se você deseja ampliar seus horizontes culturalmente ou mesmo ter a sensação de orgulho de assistir seus programas favoritos sem dublagens ou legendas, dedique-se ao aprendizado do idioma.

Além das inúmeras vantagens na vida profissional que permitem que você se diferencie da concorrência e garanta uma posição de destaque no mercado de trabalho – no Brasil, apenas 3% da população é fluente em inglês – foi possível verificar neste artigo como esse idioma pode abrir portas em, literalmente, todos os aspectos de sua vida.

Do prazer de assistir um filme sem legendas, até o desenvolvimento de um cérebro mais saudável e resistente, passando por benefícios na comunicação e na capacidade de aprendizado em geral, podemos resumir as vantagens de dominar o inglês em três palavras: qualidade de vida.

Não espere mais. Comece a aprender a língua universal agora mesmo e adquira todos esses benefícios.

Desejamos boa sorte e bons estudos!

Com foco e dedicação você conseguirá chegar lá.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.