O que significa TBT em inglês?

O-que-significa-TBT

Passeando pelas redes sociais não é difícil encontrar algumas ‘hashtags’ bastante curiosas. Por exemplo, você sabe o que significa TBT?

Essa é uma das mais usadas, em especial em um dia específico da semana.

As hashtags servem para impulsionar publicações fazendo com que elas sejam encontradas através de um tráfego orgânico.

Sem dúvida, você já viu espalhado pela internet em fotos, nas redes sociais e imagens a hashtag #tbt.

Basta usar o símbolo “#” seguido de um termo, sigla ou palavra que tenha relação com o seu post.

Ok, mas o que significa TBT?

#TBT é uma das hashtags mais utilizadas no Brasil e no mundo.

Mas, é importante saber o que significa para aprender a usá-la de maneira correta.

Vamos entender melhor?

TBT – o que significa “Throwback Thursday”?

As redes sociais se tornaram uma espécie de febre no Brasil e no mundo.

As hashtags, por sua vez, ajudam a “segmentar” temas e assuntos, tornando as postagens mais visíveis para os internautas ao realizar suas pesquisas.

Em outras palavras, toda vez que você quiser encontrar as fotos de um determinado assunto deverá digitar #tbt ou #latergram e, assim por diante.

A sigla TBT é usada em uma hashtag para definir o termo em inglês “Throwback Thursday“. Em tradução literal a frase significa “de volta à quinta-feira”.

Ela começou a ser usada em 2012, no Twitter.

Ela é usada quando os internautas querem postar uma foto que é, na verdade, uma lembrança, algo que aconteceu no passado e que foi marcante para a pessoa, ou seja, seria algo como voltar ao passado.

Throwback é a palavra usada para “regresso”, que indica o retorno a algum lugar ou momento. No caso da expressão representada pelo TBT a palavra é acompanhada por “Thursday” que é “quinta-feira.

Então, sempre que você encontrar a #TBT saiba que se refere a uma coisa que passou, e não um acontecimento atual.

Trata-se de uma lembrança que a pessoa decidiu postar porque lhe traz alguma sensação boa ou alguma boa lembrança, tais como aquelas fotos de infância.

Leia também:

Use o TBT no dia certo

Você pode usar as hashtags que quiser no momento em que quiser, é claro.

Mas, agora que você sabe o que significa TBT deve imaginar que o mais adequado é usá-la às quintas-feiras.

Nem de longe isso significa que você está “proibido” de usar o famoso “Throwback Thursday” em outros dias da semana.

No entanto, se você posta um TBT na segunda-feira, saiba que a expressão está sendo usada equivocadamente, claro se levar ao pé-da-letra.

É comum ver pessoas usando as tags fora de seus dias de indicação. Mas, inegavelmente elas têm mais força quando são aplicadas corretamente.

Isso porque os internautas já sabem das hashtags e costumam fazer as buscas justamente nesses dias, para ver o que os amigos, ídolos e demais usuários das redes estão postando na quinta ou na sexta-feira, por exemplo.

Evidentemente, como toda a novidade que vai surgindo, é muito provável que muitas pessoas nem sabem que isso se refere às quintas, portanto, utiliza em qualquer dia. O que está bem, pois cada pessoa decide o que é melhor para si.

Quando surgiu e quem inventou o TBT?

Quem pesquisa sobre o que significa TBT descobre também que o termo é razoavelmente recente.

Ele começou a ser usado com força em meados de 2012 e se tornou um sucesso absoluto.

No entanto, há registros de que ele tenha surgido bem antes, em 2003, através do site Urban Dictionary, que é especializado em gírias em inglês.

Sim! “Throwback Thursday” é, na verdade, uma gíria.

Além da tradução de “de volta à quinta-feira” nativos de língua inglesa costumam usá-la com o sentido de “quinta-feira nostálgica”.

O site Wikipedia faz uma alusão ao empresário norte-americano Matt Halfhill como sendo o grande responsável pela popularização do termo.

Sabemos, porém, que o TBT ganhou forças no Twitter, quando muitos usuários começaram a publicar suas memórias atreladas a essa hashtag, reservando a quinta-feira para esse momento de rememorar.  

TBT x FBF – qual a diferença entre as duas hashtags?

Agora que você sabe o que significa TBT ficou mais fácil entender porque é que essa hashtag é tão forte às quintas-feiras, certo?

Mas, no dia seguinte da semana, a sexta-feira, surge um outro termo que derivou de “Throwback Thursday”.

Estamos falando do FBF. Essa sigla é usada para resumir “Flashback Friday”, que pode ser traduzido como “lembranças de sexta-feira”.

Nesse caso é usada quando você posta uma foto, vídeo, story ou qualquer outro tipo de publicação de memória em uma sexta-feira. Usando a “#” você impulsiona a sua publicação e facilita para que outros internautas a encontrem.

Vídeo sobre #TBT

O que significa flashback?

Flashback é uma palavra originária do inglês, mas que acabou ganhando sua autonomia em português.

Ou seja, ela não é traduzida, nós a utilizamos assim mesmo, em inglês.

O seu significado se refere a uma memória, uma lembrança rápida ou repentina de alguma coisa que aconteceu no passado.

Quando seguida da palavra “Friday” que é “sexta-feira” ela é usada para memórias resgatadas nesse dia da semana.

Dicas para usar hashtags

Muitos termos em inglês se tornaram importantes nas estratégias de marketing digital. Eles servem justamente para impulsionar as publicações, fazendo com que alcancem mais pessoas.

É justamente por isso que saber o que significa TBT é tão importante para quem utiliza redes como Instagram e Twitter, onde o termo é especialmente popular.

O ideal é escolher hashtags que tenham relação com o seu perfil e com a mensagem da publicação. Por isso aconselhamos usar TBT às quintas-feiras e FBF às sextas, respeitando os dias da semana a que se referem.

Outras hashtags em inglês

Além disso, dê uma olhada em outros termos em inglês que são legais para aumentar o engajamento e as visualizações em seu perfil:

#picoftheday: Pic Of The Day é o termo que, traduzido, significa “foto do dia”.

É ideal para usar quando a sua foto é recente, feita há pouco tempo;

#latergram: LaterGram é uma junção da palavra “later”, que significa “depois” e da palavra “gram”, que não tem uma tradução, mas refere-se à rede social Instagram.

Então, essa hashtag deve ser usada quando você está postando uma foto que não foi feita agora, mas há algumas horas do mesmo dia.

  • #OOTD: essa é mais uma expressão em inglês que se tornou uma importante tag. Significa “Outfit of the day”, usada para definir o “look do dia”.
  • #nofilter: ‘nofilter’ significa, literalmente, “sem filtro”. Quer dizer que a foto não tem efeitos, está em seu estado cru.
  • #foodporn: Food Porn faz uma brincadeira com a palavra “pornô” (porn) e comida (food). Significa, basicamente, paixão por comida, ou comida que causa excitação. O termo é usado por quem posta foto de pratos.

Enfim, saber o que significa TBT e outros termos frequentemente usados nas redes sociais pode te ajudar a tirar o melhor proveito desses sites.

Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *