O que significa no pain no gain

Se você tem perfil em alguma rede social com certeza já viu por aí a expressão “No pain no gain”.

Ela vem geralmente acompanhada de uma foto de alguém na academia ou realizando alguma atividade física.

Mas, o que significa?

A verdade é que essa expressão não precisa ser empregada exclusivamente quando falamos de malhação ou porte físico.

Ela pode ser usada em muitas outras ocasiões – e vamos entender melhor isso agora.

Tradução de no pain no gain

Então, antes de falarmos efetivamente sobre o sentido da frase, é importante saber a sua tradução literal. Em português, a tradução literal algo como: sem dor, sem ganho.  

Mas, traduzindo dessa forma ela não expressa de fato o potencial da frase nem o seu sentido mais intrínseco, que carrega uma filosofia por trás.

Portanto, outras traduções mais adequadas seriam:

  • Nada se consegue sem trabalho;
  • Sem esforço não há recompensa;
  • Sem ônus não há bônus;

Essas traduções usam palavras diferentes daqueles originais, porém, se encaixam melhor no sentido que a frase quer passar.

Por isso, essa tradução por similaridade acaba sendo mais interessante do que a tradução literal.

E o que significa?

Basicamente, a expressão “no pain no gain” dá a entender que para alcançar algum objetivo você precisa se esforçar. Seja para conquistar o corpo dos seus sonhos, para ter mais saúde ou mesmo para realizar um grande sonho.

A ideia por trás desse ditado é justamente a de que nada acontece de graça, é preciso dedicação para que seus objetivos sejam alcançados.

Embora a palavra “pain” seja usada, o que significa literalmente “dor”, o seu significado aqui é parecido com “suor”, “esforço”, “dedicação”.

Ou seja, não significa que literalmente você precisa se ferir, mas, sim, que é preciso suar a camisa para concluir suas metas.

Leia também:

Uma frase similar que você deve conhecer

Embora “no pain no gain” seja uma expressão bastante conhecida, existe outra similar que traz um sentido próximo. É a “nothing ventured, nothing gained”.

Em tradução literal seria “nada se aventurou, nada ganhou”, o que também nos traz um sentido de que é preciso se esforçar para alcançar algumas coisas.

Mas a tradução mais adequada para esse termo é “quem arrisca não petisca”, que significa exatamente isso: seja ousado e corra atrás de seus sonhos. Assim como “no pain no gain”, se trata de uma frase motivacional carregada de reflexão.

Mas, qual é a origem dessa expressão?

Agora que você já sabe o que significa ‘no pain no gain”, é hora de falarmos sobre o surgimento dessa expressão.

Assim como ocorre no Brasil, muitas expressões tipicamente americanas surgiram há tanto tempo e simplesmente foram passadas de geração para geração. Por isso, nem sempre é possível identificar a sua origem.

No caso de “no pain no gain”, há quem atribua a frase ao chamado “pai dos Estados Unidos”, Benjamin Franklin. Mas, há outras diversas versões em que escritos de filósofos e poetas já traziam frases semelhantes.

Em 1577, o poeta inglês Nicholas Breton escreveu “deve sofrer quem procura ganhos”, o que poderia facilmente ter evoluído para a frase que usamos hoje nas legendas de Instagram.

Mais de cem anos após, por volta de 1700, Franklin teria adotado a frase “Não há ganhos sem dores” para estimular que adultos praticassem ao menos 45 minutos de exercícios físicos todos os dias. É por isso que é atribuída a ele a frase.

“No” ou “Without”? Qual usar?

Se você faz uma pesquisa a respeito da frase “no pain no gain” descobre que existem variações como “without pain no gain”.

De certa forma isso pode causar alguma confusão, já que “no” e “without” são aplicadas com o mesmo sentido embora sejam palavras diferentes.

O que significa “no”?

De modo geral, “no” é “não”. Mas, a palavra também pode ser usada com o sentido de “não tem”. Já without é traduzida como “sem”. É justamente aqui que elas se confundem.

Então, quando falamos “no pain no gain” é no sentido de “(se) não tem dor, não tem ganho” já “without pain no gain” seria literalmente “sem dor não tem ganho”.

Entender essas diferenças é importante para ampliar o seu vocabulário.

Como descobrir a pronúncia?

Tão importante quanto entender o sentido literário e figurado de “no pain no gain” é compreender a sua pronúncia. Para isso, você pode usar o Google Tradutor.

A ferramenta do Google permite não somente que você traduza os termos, mas também é possível ouvir a pronúncia. É muito simples! Veja o passo a passo a seguir.

  • Procure pelo Google Tradutor;
  • Selecione “Inglês” no primeiro campo e “Português” no segundo campo.
  • Na parte do inglês, escreva “no pain no gain”.

Outra opção é acessar o site forvo.

Você verá que na parte de português aparecerá imediatamente a tradução. Embaixo de ambas as janelas há o símbolo de um autofalante. Ao clicar sobre ele você pode ouvir a pronúncia.

Se fizer isso no campo em que escreveu em inglês, a pronúncia será em inglês. Se fizer isso no campo em que a frase foi traduzida, então ela será dita em português.

Dicas de quando usar “no pain no gain”

No pain no gain” é uma expressão bastante popular no Brasil e não é difícil encontrar ocasiões para utilizá-la.

Sempre que você quiser motivar pessoas ou simplesmente expressar o quanto os seus esforços, por mais dolorosos que sejam, trazem bons resultados, a frase cairá bem. Por isso mesmo ela pode ser usada em diversas ocasiões.

Como incorporar em seu dia a dia?

A melhor forma de incorporar um termo é aplicando-o com frequência.

Mas, calma. Isso não quer dizer que você deve sair usando “no pain no gain” em qualquer situação.

Porém, sempre que a frase couber no diálogo, aplique.

Assim você vai se familiarizando e naturalmente consegue incorporá-la em seu dia a dia, expandindo o seu vocabulário.

Além disso, essa é uma expressão despojada, que pode ser usada em conversas casuais e que mostra que você estuda e conhece o inglês.

Então, aproveite.

E lembre-se: esforce-se nos seus estudos e dedique-se cada vez mais para alcançar a sua fluência em inglês. Afinal: no pain no gain.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *