Mussarela ou muçarela? Qual é a forma correta?

Existem muitas pegadinhas no português. Tanto é que mesmo estudando a vida toda o idioma, ainda cometemos erros constantemente.

Alguns deles são repetidos tantas vezes que acabam se tornando mais normais do que a forma correta da palavra.

Quando falamos em mussarela ou muçarela, por exemplo, a maioria das pessoas acaba assimilando a grafia errada como normal.

Calma!

Explicaremos a seguir qual é a forma correta e falaremos mais sobre esse caso curioso do nosso idioma materno.

Origem da palavra Muçarela

Antes de falarmos se é certo escrever muçarela ou mussarela é interessante falarmos sobre a origem dessa palavra.

O português é um idioma que sofreu influência de muitos outros. O latim é a base do idioma, mas muitos termos que usamos de maneira rotineira se originam de idioma mais modernos, como o inglês.

No caso do queijo que tanto apreciamos a sua origem é italiana. A forma da palavra no idioma primário é “mozzarela”. Por aqui no Brasil, porém, mudamos tanto a grafia quanto a pronúncia.

Os primeiros dicionários brasileiros chegaram a registrar a palavra como “mozarela”, fazendo referência à sua origem. Porém, isso altera muito a pronúncia, já que o “zz” em italiano é falado de forma completamente diferente do “z” em português.

É certo escrever mussarela ou muçarela?

No começo do artigo falamos que a maioria das pessoas pensa primeiro na grafia errada. Sim, porque a forma correta é muçarela, com cedilha.

No entanto, esse é um daqueles casos em que o erro foi repetido tantas vezes que acabou se tornando uma espécie de “verdade”.

Afinal, nos catálogos de restaurantes é muito mais frequente encontrar a palavra escrita com “ss”.

Provavelmente essa associação a forma errada na hora de pensar em mussarela ou muçarela tem associação justamente ao italiano. Já que lá se escreve com “zz” é quase natural associar a tradução com “ss”.

No entanto, agora que você sabe a forma correta é importante tentar educar o seu olhar. Ou seja, ainda que veja com frequência a escrita com os dois “S”, lembre-se que considerando a norma culta da língua está errada.

Mas, qual é a explicação?

Existe uma explicação para escrever muçarela ao invés de mussarela. Ela tem origem lá na década de 40, quando foi estabelecido o sistema ortográfico brasileiro.

Na época criaram-se algumas regras sobre a língua portuguesa. Uma delas é que no Brasil, palavras estrangeiras aportuguesadas que têm o fonema /ce/ antes de “a”, “o” e “u”, deveria ser sempre escrito com cedilha. Isso ocorre com várias palavras, tais como:

  • Açaí;
  • Miçanga;
  • Paçoca;
  • Açúcar;
  • Palhaço entre outras.

Todas essas palavras vieram de outros idiomas, sejam eles indígenas e africanos, italiano, árabe, espanhol…portanto, com tanta influência sofrida do exterior, foram criadas regras para facilitar a assimilação do português.

Por que é importante saber disso?

Talvez você pense que saber a diferença entre muçarela ou mussarela não seja importante. Como dissemos, de fato a forma errada acabou naturalizada e é mais comum encontrar a grafia com ss.

No entanto, em situações que exijam o uso correto da língua, como provas, exames e concursos, é fundamental ter a informação fresca na cabeça. É por isso que indicamos o treino mental para começar a identificar muçarela como o jeito certo de escrever.

Dúvidas de português – como tirar?

O Português é um idioma extremamente complexo, considerados por muitos especialistas um dos mais difíceis de se aprender. Por isso esse tipo de dúvida como muçarela ou mussarela é absolutamente normal.

Atualmente, até mesmo o dicionário Aulete aceita ‘mussarela’ como uma forma correta, o que quer dizer que, possivelmente em breve, as duas formas serão aceitas.

Enquanto isso, continue escrevendo muçarela em seus textos.

O importante é buscar conteúdo confiável e de qualidade para esclarecer e saber qual realmente é a forma correta quando tiver alguma questão.

Por aqui sempre traremos conteúdos de qualidade para ajudar você a entender melhor o português.

Acompanhe o nosso blog e compartilhe informações que podem ajudar outras pessoas a aprenderem mais sobre essa língua tão rica e tão bonita.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.