Motivos para aprender a língua inglesa

Língua inglesa

Aprender a língua inglesa é importantíssimo para quem sonha em construir uma carreira promissora ou para quem pensa em desbravar o mundo em viagens e ter mais acesso à cultura.

O idioma é considerado um dos mais importantes para brasileiros, embora muitos julgam ser desnecessário aprender inglês. Mas, não se pode negar que saber um novo idioma abrem muitas portas de negócios e empregos.

O inglês é usado em cerca de 80 países como meio de comunicação. Desses, ao menos 14 adotaram o idioma como oficial nativo, sendo eles:

  • Estados Unidos;
  • Canadá;
  • Inglaterra;
  • Escócia;
  • Gales;
  • Irlanda;
  • Jamaica;
  • Austrália;
  • Nova Zelândia;
  • Bahamas;
  • Porto Rico;
  • Granada;
  • Guiana;
  • Trinidad.
  • e outros…

Portanto, se você sonha em conhecer qualquer um deles, ou ainda quer ter facilidade para se comunicar em outros países que falam outros idiomas, aprender a língua inglesa é algo crucial.

Uma das coisas mais interessantes é que atualmente com a possibilidade de realizarmos trabalhos remotos a diversos países ter domínio da língua é uma grande vantagem, pois só assim será possível ganhar em dólar ou até mesmo euros.

Nesse conteúdo vamos dar dicas de como evoluir nos estudos e dominar a sua segunda língua.

Aprender a língua inglesa é importante?

Aprender a língua inglesa é muito importante e isso independe de idade, gênero ou classe social.

Quem mora no ocidente em algum momento tem contato com o idioma, inclusive como disciplina no ensino fundamental.

Mas mesmo assim muita gente ainda não se sente a vontade nem confortável com o idioma.

Nesse sentido, listamos os principais motivos pelos quais é importante aprender a língua inglesa.

Tem idade para aprender inglês?

Não há qualquer limitação de idade, gênero, etnia ou qualquer outro aspecto humano que possa impedir uma pessoa de aprender inglês.

A partir da primeira infância já é possível inserir o idioma na vida da criança, e os estudos podem permanecer até a fase idosa. Inclusive, há benefícios cerebrais diretamente ligados ao aprendizado de um novo idioma.

Veja a seguir alguns dos principais motivos para estudar a língua inglesa e descubra como esses estudos podem lhe fazer bem em diversos aspectos.

Leia também:

9 motivos para aprender inglês

Os motivos para aprender inglês vão desde os profissionais até aqueles que dizem respeito a ter maior acesso cultural, como por exemplo consumir livros e filmes no idioma.

Veja a lista que preparamos:

Um dos idiomas mais falado no mundo

O inglês está presente em mais de 50 países e é o idioma oficial de muitos deles.

São mais de 400 milhões de falantes nativos em todo o mundo. O inglês ainda fica atrás de idiomas como mandarim e espanhol, que possuem mais nativos falantes.

Porém, é inegável que existe um senso comum que compreende o inglês como idioma oficial para se comunicar em países estrangeiros e para aumentar possibilidades de negócios e comunicação.

Mais oportunidades

Pegando um gancho no tópico anterior, o inglês também é responsável por abrir muitas portas profissionais e pessoais.

Pessoas que dominam o idioma têm mais chances de conseguir um bom emprego, mudar de cargo e fechar bons negócios.

As empresas estão sempre de olho nos profissionais que demonstram familiaridade com a língua inglesa.

Acesso às maiores universidades do mundo

Também é através do inglês que estrangeiros conseguem ingressar em algumas das maiores universidades do mundo, como Cambridge e Harvard.

Além dessas, há outras inúmeras instituições estudantis em diversos países que são extremamente renomadas e que exigem o inglês como idioma principal.

O inglês é a língua da literatura:

Se você é apaixonado por livros com certeza sabe que muitos clássicos da literatura mundial foram escritos originalmente em inglês.

Embora haja traduções de muitos deles para o português, ler um livro em sua língua original é uma experiência completamente diferente, já que muitas vezes a tradução não consegue ser fiel ao sentido expressado no texto.

Saiba mais sobre a cultura pop:

Cultura pop é o termo usado para se referir a tudo aquilo que ficou popular, que agradou um grande número de pessoas e acabou se tornando um sucesso em seu nicho.

Quem tem o inglês fluente se mantém muito mais atualizado sobre isso. Afinal, muitas músicas, séries, livros e filmes que se tornam sucesso são em inglês.

O inglês tem uma gramática muito simples

É comum que estudantes encontrem alguma dificuldade na hora de falar o inglês. De fato, a pronúncia pode despertar dúvidas.

Mas não podemos dizer o mesmo da gramática.

Ao ponto que o português tem umas das gramáticas mais complexas do mundo, o inglês é muito simples e fácil de ser aprendido nesse sentido.

Por exemplo, existe apenas um tipo de artigo definido/ indefinido (the) que serve para se referir tanto às palavras de gênero feminino quanto masculino. Somente isso já torna o aprendizado muito mias fácil.

Muito mais conteúdo na internet:

 O inglês é o idioma da internet. Muito conteúdo está na web exclusivamente nesse idioma. Por isso, quem aprende a falar inglês também tem muito mais acesso a isso.

Textos, artigos, vídeos e outros tipos de mídias podem ser encontrados em inglês e podem ajudar quem quer ter fontes para pesquisas de estudos, trabalho ou curiosidade.

Aprender um novo idioma pode proteger o seu cérebro

Você sabia que aprender um novo idioma pode proteger o seu cérebro contra os danos causados pelo tempo?

Pesquisas apontam que alguns tipos de demência levam até 5 anos a mais para serem identificadas em pessoas que falam mais de um idioma.

Isso quer dizer que estudar a língua inglesa também faz bem para as suas funções cognitivas.

10 minutos por dia:

Para muitas pessoas a dificuldade em aprender um novo idioma está em encontrar tempo livre para isso.

Mas saiba que é possível aprender inglês estudando apenas 10 minutos por dia.

Para isso você pode aproveitar artefatos tecnológicos – como os aplicativos próprios para aprendizado do idioma – que ajudam a evoluir nos seus estudos.

Aprenda inglês sem sair de casa

Você pode aprender inglês em casa, apenas usando a internet como sua aliada nesse processo. Estudar pela internet traz novos desafios, é claro, mas também traz inúmeras facilidades.

Organize a sua rotina de estudos:

A primeira coisa a fazer para seguir o seu plano de estudos em casa é justamente organizar a rotina. Definir os melhores horários para estudar e seguir a risca esse planejamento é muito importante.

Leve o tempo que precisar – mas faça avanços:

Ao se matricular e uma escola de idiomas, muitos alunos percebem que há certa dificuldade em seguir o ritmo da turma.

Isso é natural já que cada pessoa tem um desenvolvimento diferente no aprendizado.

Estudar em casa permite que você siga o seu ritmo, dedique mais tempo aqueles assuntos que pareçam complexos e aprenda de maneira mais orgânica e eficiente.

Porém, tenha cuidado para não fazer disso uma estratégia para procrastinar ou adiar seus avanços.

Defina planos de estudos com metas de aprendizado, assim você se mantém focado em sempre melhorar.

“I study english”

Aprender inglês pode trazer satisfação pessoal, ajudar no seu desenvolvimento profissional e também auxiliar o seu cérebro a permanecer ativo, como destacamos anteriormente,

Pensando nisso, fica claro que o idioma pode trazer inúmeros benefícios e deve ser encarado como algo sério, que pode realmente prover revoluções em sua vida pessoal e profissional.

Torne-se um “english student” (estudante de inglês) e descubra quantas oportunidades e portas a língua inglesa pode lhe abrir, proporcionando experiências únicas e muito prazerosas.

Já tentou de tudo para aprender inglês e ainda não conseguiu? Inscreva-se agora no Curso Inglês do Zero até a Fluência e aprenda inglês de verdade!

Esperamos que você tenha gostado deste artigo.

Divulgue nas redes sociais!!

Motivos para aprender a língua inglesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo