Milhão ou milhões?

Milhão ou Milhões

Entenda quando usar milhão ou milhões.

Você já parou para pensar quantos fios de cabelo tem na sua cabeça? Você faz ideia de quantos fios de cabelo terá em toda a sua vida? E se soubesse, provavelmente teria de dizer uma quantidade bem numérica grande. Sendo assim, você consegue saber quando usar milhão ou milhões?

Sumário

Respondendo à curiosidade

O ser humano possui, geralmente, de 100 a 150 mil fios de cabelo em sua cabeça. Estes fios se encontram no estado de desenvolvimento e de repouso; isto é, temos na nossa cabeça fios que estão crescendo ainda junto a fios que já cresceram.

E a cada dia, perdemos, às vezes até sem perceber, 100 fios de maneira natural. Claro que quando esta queda se acentua, é melhor procurar um especialista porque fatores como estresse ou má alimentação pode fazer você perder até 300 fios por dia.

Agora que você já sabe quantos fios possui em sua cabeça, vamos aprender a dizer corretamente a quantidade que um idoso de 60 anos, por exemplo, já teve? Continue lendo este divertido post e aprenda quando usar milhão e milhões.

Você pode gostar de:

Quando usar milhão ou milhões?

Você já aprendeu que um ser humano possui de 100 a 150 mil fios de cabelos em sua cabeça. Agora olhe esta outra novidade: os fios de cabelo permanecem em nossas cabeças de dois a seis anos.

Alguns pesquisadores já descobriram fios que permaneceram por até dez anos, mas isto é muito raro.

Imagine um idoso de sessenta anos e considere o tempo limite de permanência de um fio de cabelo: seis anos. Quantos fios de cabelo este idoso teve durante a sua vida? Isto mesmo: 1.000.000 de fios de cabelo, provavelmente, considerando claro, uma vida tranquila e feliz.

Se formos escrever por extenso este número: 1.000.000, você diria que se escreve “um milhão”, correto? E você está certo, é um milhão mesmo.

Fazendo mais contas

Agora imagine que nosso idoso tenha tido uma companheira durante um tempo nestes 60 anos de vida dele, e que ela, por sua vez, tivesse muitos fios de cabelo também tendo a quantia máxima de 150 mil fios.

Já percebeu a conta, certo? Nosso casal de idosos, durante 60 anos, deve ter tido algo perto de 2.500.00 fios de cabelos. E aí vem a pergunta: como devo escrever o número desta quantidade? Com Milhão ou milhões?

Mas afinal; devo usar milhão ou milhões?

Toda vez que precisar escrever milhão ou milhões, você deve se atentar para uma regra bem simples: se a quantia começar pelo número um, que é um numeral no singular, devemos escrever milhão. Por exemplo:

  • 1.240.000 = um milhão, duzentos e quarenta mil
  • 1,8 mi = um milhão e oitocentos mil
  • 1.500.000 = um milhão e meio

E quando for uma quantidade superior a um? Usaremos milhões para toda quantidade que iniciar pelo numeral dois ou mais. Lembrando também que dois ou mais são números que indicam plural. Por exemplo:

  • 2.120.000 = dois milhões, cento e vinte mil
  • 4,6 bi = quatro milhões e seiscentos mil
  • 20.200.000 = vinte milhões e duzentos mil

Então é isto: começou com o número um, use milhão. Começou com o número dois ou mais, use milhões. Quer continuar aprender a cada vez mais usar corretamente nosso idioma? Siga nossos próximos posts e curta esta viagem pela língua portuguesa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile