Mangá em inglês

Mangá em inglês

Você sabe o que é mangá?

Hoje falaremos como se diz mangá em inglês, bem como algumas variações interessantes.

Se você é fã da cultura pop e não perde a oportunidade de conhecer um quadrinho novo com certeza já ouviu falar nos famosos mangás.

Essas são criações japonesas que ganharam popularidade no mundo inteiro através de obras que conquistaram uma legião de fãs.

Embora sejam escritos originalmente no japonês, na maioria das vezes, os mangás também são muito utilizados para quem quer estudar inglês quando são traduzidos para esse idioma.

Isso ocorre porque os diálogos entre os personagens geralmente são curtos e fáceis de compreender, sendo um prato cheio para os estudantes que querem usar o quadrinho como forma de estudos. 

Entenda melhor as suas características.

O que é um mangá?

Dragon Ball, Dragon Ball Z, Sailor Moon…esses são alguns dos títulos de mangás que se tornaram muito famosos em diversos países. Mesmo que essas obras tenham versões em animação que são bastante conhecidas, as suas origens são no quadrinho.

Mangás são histórias em quadrinhos japonesas com características gráficas e de estrutura muito bem definidas. Algumas dessas características mais famosas são:

  • Desenhos feitos em nanquim;
  • Geralmente as ilustrações são em preto e branco;
  • Divididos por temas como shoujo (menina) e shounen (menino), que definem o gênero do público-alvo;
  • Vendem milhões de cópias, principalmente no Japão.

Os mangás podem abordar temas diversos.

Existem muitas tramas que se passam em ambientes escolares, universos fantásticos e contam com criaturas sobre-humanas, fantásticas, ou simples estudantes atrapalhados.

Os mangás conquistam muita gente, principalmente, adolescentes e jovens. Mas, agrada também boa parte dos adultos.

Ok, mas como se diz mangá em inglês?

Para dizer mangá em inglês dizemos manga. O termo é originalmente em japonês e significa “quadrinhos” ou “cartoon”.

Veja o que diz o dicionário Cambridge:

manga noun[ C or U ]UK  /ˈmæŋ.ɡə/ US  /ˈmæŋ.ɡə/ Japanese comic books that tell stories in pictures

Em português, nós usamos a abreviação HQ para referir a qualquer tipo de produção desse estilo. Mas em inglês o ideal é usar o termo “Japanese comic book”, que em tradução literal é “história em quadrinho japonesa” ou simplesmente “manga”.

Outra possibilidade é usar apenas “comic”, que também é entendido no inglês como “quadrinhos”.

Por fim, a palavra “manga” também pode ser usada, exatamente dessa forma, e será compreendida como um quadrinho japonês.

Veja as opções de frases.

He likes to read japanese comic books

– Ele gosta de ler quadrinhos japoneses;

Emma has started japanese comic classes.

– Emma começou aulas de quadrinho japonês.

Mangaká em inglês

Os autores de mangás são conhecidos como mangakás. O termo é usado para quadrinistas e cartunistas japoneses ou estrangeiros.

Em inglês podemos nos referir a esses artistas como “Manga artist” ou “japanese cartoon artist”.

Aqui vale ressaltar que mesmo artistas de outras nacionalidades podem criar mangás e, portanto, são chamados de mangakás.

O critério para isso é usar as características gráficas e de construção de um quadrinho japonês e, se possível, traduzir o conteúdo para a língua asiática.

Falando Manga (fruta) e manga (de roupa) em inglês

Mangá, como você já viu, é uma palavra japonesa que geralmente não é traduzida para o português nem para o inglês. Isso normalmente ocorre com várias palavras estrangeiras.

No entanto, a sua grafia é muito semelhante com outras duas palavras com sentidos completamente diferentes.

Então vamos conhecer essas duas outras palavras e entender como elas são aplicadas no inglês.

Manga – fruta

O equivalente à palavra manga em inglês quando nos referimos à fruta é “mango”. A pronúncia é bem simples. Além de mudar o gênero da palavra para o masculino o “a” e pronunciado como “e”, ficando “mengo”.

The mango crop is very beautiful.

– A safra de manga está muito bonita.

His favorite fruit is mango.

– A sua fruta preferida é manga.

Peel the mango and cut into cubes.

– Descasque a manga e corte-a em cubos.

Não é complicado entender isso já que a grafia é bem semelhante com a pronúncia e com o próprio português, precisando apenas se atentar a esses pequenos detalhes.

Manga (roupa)

Outra palavra semelhante em português é a manga que se refere a parte de uma peça de roupa. Em inglês, porém, as palavras são completamente distintas. Manga, nesse caso, se chama “sleeve”.

The sleeve of the dress was too big for her.

– A manga do vestido ficou muito grande para ela.

The sleeve of the shirt is torn.

– A manga da camiseta está rasgada.

“Sleeve”, que é manga em inglês, se pronuncia “isliv”, com o v soando mudo ao final. Lembre-se que quando aparecem dois “e” seguidos, deve-se puxar isso para um “i” bem acentuado.

Leia também:

Como aprender inglês com mangá

Se você está buscando dicas de mangá em inglês para estudar um pouco a sua leitura e treinar o idioma, saiba que essa é uma boa opção.

Como dissemos, um grande trunfo desses quadrinhos é que os diálogos costumam ser curtos e simples. Isso ajuda muito quem não está habituado a longas leituras.

Além disso, muitas palavras usadas nos textos dos mangás são bem simples e conhecidas do público. Veja algumas dicas para aproveitar esse recurso:

  • Familiarize-se com a história;
  • Anote palavras desconhecidas;
  • Prefira mangás de tramas menos complexas no começo;

Procure ler com atenção e tente sempre captar a mensagem dos diálogos, ainda que você não compreenda todas as palavras. Ao final da leitura acesse um dicionário para descobrir o significado daquelas que lhe soaram estranhas.

5 melhores mangás para quem quer aprender inglês

Romances, lutas, intrigas e magias…Tem mangá em inglês para todos os gostos nessa lista especial que separamos para quem quer aprender usando essa ferramenta divertida e deliciosa.

Dragon Ball:

Embora o título seja mundialmente conhecido em inglês, existe uma tradução interessante para esse mangá: esferas do dragão. A história acompanha o pequeno Goku que precisa reunir 7 esferas poderosas e impedir que caiam em mãos erradas;

Hunter x Hunter:

Hunter também é uma palavra em inglês cuja tradução é “caçador”. Aqui conhecemos o enérgico Gon Freecss que sai em uma jornada alucinante atrás do pai, Ging Freecss, um famoso Hunter.

Akira:

A obra-prima de Katsuhiro Otomo se tornou um fenômeno pela animação homônima. Akira conta a história de Shotaro Kaneda e Tetsuo Shima, dois jovens delinquentes que se vem imersos em uma trama conspiratória envolvendo o governo japonês e crianças com poderes paranormais.

One Piece:

One Piece é uma história criada por Eiichiro Oda que mostra a busca de Monkey D. Luffy para se tornar um pirata e construir o melhor bando do mundo partindo em busca de um tesouro misterioso.

Fullmetal Alchemist:

Fullmetal Alchemist pode ser traduzido como “Alquimista de metal”. Conhecemos os irmãos Edward e Alphonse Elric que, numa tentativa frustrada de trazer a mãe de volta a vida pela alquimia, acabam perdendo um braço e o outro o corpo inteiro, aprisionando a alma em uma armadura de metal.

É possível aprender inglês com mangá. A nossa sugestão é sempre de que você busque temas e assuntos que lhe despertem o interesse. Assim fica muito mais fácil pegar gosto e aprender com mangá em inglês.

Conheça o curso de zero até a fluência, uma excelente opção!

Mangá em inglês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo