Se você acha que ler em inglês é uma tarefa extremamente difícil ou uma habilidade impossível de ser adquirida está completamente enganado.
Com um pouco de treinamento e esforço você pode, sim, se tornar fluente na leitura de textos em inglês.
A leitura é uma das práticas mais importantes para os estudos do idioma.
Através dela você consegue enriquecer o seu vocabulário e se familiarizar com o inglês, facilitando a compreensão na língua falada.
Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas ótimas para quem quer aprender a ler em inglês e não sabe nem por onde começar.
Acompanhe os pontos a seguir e descubra como melhorar os estudos e potencializar o aprendizado.
Aprenda a ler em inglês com dicas simples
Chegou a hora de aprender a ler em inglês. Para isso, veja quais são as melhores dicas que separamos e aprenda a usar os textos para melhorar a sua compreensão do idioma e aumentar a assimilação de aprendizado.
Leia frases ao invés de palavras:
Um dos erros mais cometidos por quem pretende aprender a ler em inglês é o de tentar ler palavras isoladas ao invés de formar frases. Mas essa é uma escolha bastante ineficaz e que pode atrasar muito os seus estudos.
Pense no aprendizado de inglês exatamente como ocorre quando está aprendendo a sua língua materna. Você começa a ler pequenas frases, compostas por palavras simples. Assim consegue assimilar mais facilmente a leitura.
Para frases grandes, tente dividir a sentença:
Ainda que não seja indicado ler palavras isoladamente, você pode “quebrar” as sentenças para melhorar a sua compreensão.
Quando a frase é muito grande, tente entender por partes, traduzindo aquilo que lhe é familiar e buscando ajuda do dicionário para termos que você não conhece.
Pegue A Ideia Do Texto
Você já ouviu o termo “get the gist”? Ele pode ser traduzido como “pegue a essência” e é justamente essa a ideia central que deve ser seguida por quem pretende aprender a ler em inglês.
Ao invés de focar na tradução, foque na compreensão.
Ou seja, não tente saber o que literalmente significa cada palavra. É mais eficiente para os estudos tentar entender, de modo geral, a mensagem passada pelo texto.
Muitas palavras podem não fazer sentido no momento em que você lê, mas ganham significado no contexto geral do conteúdo.
Por isso o primeiro passo é bater o olho no texto e tentar entender a mensagem.
Depois vá refinando a tradução, procurando ajuda de tradutores e dicionários e buscando entender a fundo o que significa.
Mas quando você consegue “get the gist” com facilidade já está no caminho da sua fluência em leitura.
Escolha textos para seu nível de inglês:
Outro erro cometido por estudantes que querem ler em inglês é selecionar textos que não são compatíveis com seus níveis.
É muito importante, sim, se desafiar e tentar compreender coisas mais avançadas e mais difíceis.
Porém, você deve priorizar textos que estejam no mesmo patamar de seus estudos atuais.
Não adianta um iniciante pegar um texto de alta complexidade e tentar ler.
A dificuldade será tão grande que provavelmente ele se sentirá mais frustrado do que realmente satisfeito com o resultado.
Inclusive, não tenha vergonha de apostar em conteúdos infantis se você está começando a estudar inglês agora. Para quem ainda não tem qualquer familiaridade com o idioma, essa pode ser uma boa aposta para ler em inglês.
Outra dica é iniciar por conteúdos mais informais.
Textos técnicos podem ter um grau de dificuldade elevado e demandam maior experiência na leitura. Para iniciar opte por sentenças menores e palavras mais familiares.
O que é e como usar a “tradução livre”?
O termo “tradução livre” é muito utilizado e se refere a uma tradução que não tem finalidade oficial. Ou seja, ela é feita considerando a melhor adaptação, e não exatamente a tradução literal.
A tradução livre tira um pouco da dependência da tradução literal e faz com que você ganhe mais autonomia em seus estudos.
Isso é ótimo para ajudar a evoluir e criar autonomia na hora de ler em inglês, diminuindo o medo de “errar”.
Na tradução livre procura-se entender o contexto geral do texto.
Aproveite as diferentes mídias
A internet é uma grande aliada para quem decide aprender um novo idioma. Através dela você pode ter acesso aos mais variados tipos e formatos de conteúdos.
Nesse contexto, utilizar diferentes mídias para estudar inglês é uma opção bem interessante. Leia jornais, blogs, contos…passeie por diferentes linguagens para expandir ainda mais o seu conhecimento do idioma.
Leia em voz alta
Ler em voz alta te ajuda a treinar os três pilares do inglês: escuta, fala e compreensão. Então, solte a voz quando estiver estudando um texto! Quanto mais você pronuncia as palavras, menos estranhas elas soam e mais compreensíveis se tornam.
Quando usar o dicionário para estudar idiomas?
Essa é uma dúvida muito frequente entre os estudantes de inglês. O dicionário é, sim, um grande aliado para o seu aprendizado. Com ele você pode ampliar o vocabulário e compreender a aplicação de diferentes termos.
Mas ele não deve se tornar um vício. A nossa orientação é sempre que tente entender o máximo possível sem usar o dicionário.
Somente depois, se realmente alguma coisa não fizer sentido, é que você deve procurar ajuda do dicionário em inglês.
Conteúdo recomendado:
Quanto mais, melhor
É muito comum que crianças em fase de aprendizagem leiam tudo o que encontram pela frente. Cartazes, cartões, livros, vitrines…
A empolgação é tanta com essa nova descoberta que se torna impossível deixar de ler.
Você deve fazer o mesmo quando está estudando inglês.
Ainda que seja difícil, ou que alguma coisa não faça sentido na hora, leia tudo o que cair no seu colo em inglês.
A prática vai tornar a compreensão cada vez mais fluída.
É assim que aprendemos a língua materna – com a insistência e a repetição. É assim também que podemos dominar outros idiomas.
Carregue os seus estudos para o dia a dia mantendo o máximo de contato possível com o inglês.
Ler em inglês é possível e abrirá uma porta maravilhosa para seu crescimento pessoal, profissional e cultural.
Então, dedique-se para evoluir nesse e outros meios de comunicação do idioma.
Siga as nossas dicas e vamos rumo à fluência. FluencyGo!
[hubspot portal=”6797582″ id=”9b5a8696-2e8b-43c2-a479-132a49479ea5″ type=”form”]