Jogo da forca – o que é, como surgiu, dicas para jogar

jogo da forca

Você conhece o jogo da forca? Esse é um dos jogos mais populares no Brasil e que atravessa gerações conquistando sempre muitos adeptos.

É um jogo simples e acessível que, além de divertido, ajuda a manter a mente trabalhada e contribui para o conhecimento ortográfico.

Para jogá-lo você só precisa de um papel e uma caneta. Depois disso, basta pensar com calma em quais são as palavras que você vai usar para desafiar os oponentes.

Veja a seguir como funciona, quais são as regras e como surgiu o Jogo da Forca.

Sumário

Como surgiu o Jogo da Forca?

Não há registros oficiais sobre como surgiu esse jogo. No entanto, acredita-se que ele seja de origem inglesa e tenha surgido a partir de outro jogo bem famoso, o jogo da velha. Alguns sites de curiosidades garantem que o primeiro registro a respeito da Forca aconteceu no livro “Traditional Games” publicado em 1894.

Regras e como jogar

O Jogo da Forca tem uma dinâmica muito simples. Por isso ele pode ser perfeito pra brincar com crianças, adolescentes, adultos ou idosos.

Veja o passo a passo para jogar.

  1. Em uma folha em branco desenhe a estrutura simples de uma forca;
  2. Pense em uma palavra e, sem dizer aos demais oponentes, faça traços embaixo da forca. A quantidade de traços deve corresponder a quantidade de letras da palavra que você pensou para a brincadeira.
  3. Agora, cada pessoa que está participando do jogo deve chutar uma letra para tentar descobrir a palavra que foi pensada.

Conforme as pessoas acertam as letras, o desafiante deve escrevê-las no lugar correto. Mas, conforme erram, o desafiante deve começar a desenhar um bonequinho de palito na forca.

Caso o boneco fique completo, ganha o desafiante. Mas, caso os jogadores consigam completar a palavra antes de “enforcar” o bonequinho, então eles é quem ganham.

Ao todo são sete chances para acertar. Isso porque a equipe ou o jogador que está desenhando o boneco deve pensar nas seguintes partes: cabeça, tronco, perna esquerda, perna direita, braço esquerdo, braço direito e a forca.

Leia também:

Pode chutar?

Sim, os jogadores podem chutar a palavra antes de descobrir todas as letras. Caso eles acertem, ganham o jogo. Mas se erram, então o desafiante deve fazer mais um desenho do bonequinho na Forca.

Jogo da Forca – benefícios

Jogos com palavras podem ajudar muito no desenvolvimento linguístico, ortográfico e auxiliar na compreensão da grafia. Muitas professoras utilizam o Jogo da Forca para a educação infantil. Alguns de seus benefícios são:

  • Estimula o desenvolvimento da consciência fonológica;
  • Amplia o vocabulário;
  • Ajuda a criança a reconhecer as letras do alfabeto.
  • Desenvolve a atenção;
  • Estimula a concentração;
  • Contribui para a lógica e a agilidade.
Dicas para jogar a Forca

Existem algumas que dicas que podem ajudar a criar um Jogo da Forca e se divertir com essa atividade. A principal dela é que você deve pensar em palavras menos óbvias.

Outra dica legal é evitar palavras que tenham muitas vogais repetidas, afinal, isso facilita muito a descoberta da palavra. Seja criativo e opte por palavras menos conhecidas.

Para quem quer treinar o inglês ou mesmo o português, o Jogo da Forca pode ser feito nesse ou em outros idiomas, ajudando a tornar os estudos mais dinâmicos e divertidos.

Gostou de saber sobre a origem do jogo da forca?

Comente e compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.