Inglês sozinho: como aprender sem sair de casa?

Para muita gente parece impossível aprender inglês sozinho.

Mas a verdade é que seguindo as dicas corretas e se dedicando bastante é possível evoluir muito no idioma e melhorar o vocabulário e a fluência.

Existem muitas dicas que podem funcionar.

Então dê uma olhada na lista que criamos com as melhores dicas para quem quer aprender inglês sozinho.

Dicas para aprender inglês sozinho

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em aprender inglês usando os recursos disponíveis na internet ou por outros meios.

Muitas pessoas se frustram com esse processo porque acham que não é possível evoluir no aprendizado assim e, pensam que por não ter condições de pagar um bom curso não terão oportunidades.

Talvez você não possa no momento fazer um intercâmbio, porém com as dicas que separamos você pode ter excelentes resultados. Vejas elas com atenção:

Respeite o seu tempo

Um dos problemas das escolas tradicionais de inglês é que as turmas são grandes e todos precisam evoluir ao mesmo tempo. Quem não acompanha o ritmo acaba sendo prejudicado nos estudos.

Aprender inglês sozinho permite que você faça tudo no seu tempo.

Então, não tenha pressa em aprender tudo de uma vez. Evolua gradativamente e dispense mais tempo naquilo que parece mais difícil para você.

Organize os estudos

A organização é o alicerce para aprender inglês sozinho.

Isso requer uma revisão de sua agenda para separar o tempo que será dedicado aos estudos.

Então determine dia e hora para estudar e cumpra com esse compromisso.

Aproveite inclusive os tempos em que você estiver no ônibus ou mesmo dirigindo. Use podcasts, rádios ou similares para esse momento perdido no caminho.

Monte um cronograma de estudos.

Consuma inglês ao máximo

Não tem jeito: a melhor forma de aprender inglês sozinho é realmente mantendo o maior contato quanto for possível com o idioma.

Você já se perguntou porque é que aqueles amigos que fizeram um intercâmbio curto voltam com o inglês tão avançado?

Pois bem, o motivo é esse: quanto mais contato se tem com o idioma, maior é a evolução na fluência.

Por isso, consuma filmes, séries, livros, músicas e podcasts em inglês diariamente.

Escolha vídeos, filmes e tudo mais sobre o assunto que você gosta ou domina e assista e ouça em inglês.

Conteúdo recomendado:

Não foque na fluência

Sair do zero ou do básico para a fluência do inglês parece algo muito distante e trabalhoso. Como tudo na vida, pensar em pequenas metas de avanço pode ser mais interessante para quem pretende aprender inglês sozinho.

Sendo assim, determine pequenos avanços como:

  • Conseguir assistir uma série com legenda em inglês;
  • Assistir um filme somente com áudio em inglês;
  • Traduzir letras de músicas sem ajuda do dicionário;
  • Aprender x palavras dentro de x dias.

Essas são apenas algumas sugestões. Mas você obviamente pode adaptar isso para algo que faça mais sentido para você, considerando sempre pequenos avanços como grandes passos nos seus estudos.

Leia em inglês todos os dias

Todos os dias, tire ao menos 10 minutos para se dedicar a leitura. Procure por notícias, artigos ou contos que sejam de temas que você gosta e leia. Pequenas leituras diárias ajudam muito na ampliação de seu vocabulário.

Use o Youtube como auxiliar

A internet é uma grande parceira para quem quer aprender inglês sozinho. Você consegue encontrar materiais muito bons para dar suporte nessa jornada de aprendizado.

O Youtube, por exemplo, é uma ótima ferramenta.

Assine canais que dão dicas para quem está aprendendo o idioma e aproveite para acompanha conteúdos que possam potencializar o seu aprendizado.

Dicas para treinar o listening

Para aprender inglês sozinho, uma dica interessante é que você divida os seus estudos em 4 partes: conversação, escuta, leitura e escrita.

Para muitas pessoas a maior dificuldade está no listening, que é a escuta.

Há gente que consegue ler tranquilamente um texto em inglês, mas tem muita dificuldade com a conversação porque não entende o inglês falado.

Para quem pretende evoluir no aprendizado e obter um progresso nos estudos é interessante criar estratégias para melhorar a sua compreensão da língua falada.

Afinal, se fizer uma viagem – seja ela a trabalho, estudos ou lazer – nem sempre terá as informações por escrito.

Ouça músicas

Uma das melhores formas de praticar a sua escuta é usando suas músicas preferidas como material de estudos. Para isso, existem algumas dicas que podem ajudar bastante.

  • Ouça a música em inglês várias vezes;
  • Tente identificar as palavras conhecidas apenas pela escuta;
  • Leia a letra da canção e veja se acertou as palavras;
  • Com a letra, acompanhe a música e perceba as pronúncias;
  • Procure no dicionário aquelas palavras que você não reconheceu de jeito nenhum.

Com esse passo a passo você pode se divertir enquanto aprende inglês sozinho usando as suas músicas preferidas como suporte para evoluir no idioma.

Assista filmes sem legenda

Pode parecer difícil no começo, mas assistir a filmes em inglês e sem legenda também é um jeito interessante de treinar os seus ouvidos para o idioma.

Se você achar muito difícil, prefira filmes que já conhece a história e que já tem familiaridade com o texto das falas. Desenhos animados infantis são excelentes escolhas nesse sentido.

Treinando a fala

Já se a sua dificuldade maior é com a pronúncia, é importante dedicar tempo maior ao treino da fala. Também temos dicas interessantes para quem quer aprender inglês sozinho nesse caso.

Leia em voz alta

Leia textos em inglês em voz alta. Se puder, acione o gravador para registrar a sua fala. Depois escute e perceba se houve alguma dificuldade, alguma palavra que não soou clara e repita o processo.

Cante suas músicas preferidas

Cantar é divertido, ajuda a reduzir o estresse e também pode te auxiliar no processo de aprendizagem. Então, solte a voz na cantoria em inglês sem vergonha.

Ouça a música várias vezes e tente aprender as frases isoladamente, sempre considerando a pronúncia do artista como base para a sua própria.

Aprendendo a escrever em inglês

Para escrever em inglês existem muitas dicas que podem servir. A escrita se torna mais fácil conforme você amplia o seu vocabulário, por isso, quanto mais palavras em inglês você conseguir memorizar, melhor.

Escreva em inglês no WhatsApp

Quanto você escreve por dia através de aplicativos de bate-papo, como o WhatsApp? E se esse tempo também fosse convertido em estudos de inglês?

Uma forma de fazer isso é convidando seus amigos para grupos em que vocês só conversam em inglês. Para facilitar, configure o seu teclado para esse idioma para que ele sugira palavras e correções ortográficas.

Mantenha um diário em inglês

Que tal criar o seu próprio diário e descrever o dia em inglês?

Todos os dias antes de dormir dedique um tempo para relembrar o que você fez, quais foram as coisas mais importantes e mais marcantes do seu dia.

Além de ser um exercício para estimular o seu aprendizado, também é um jeito de relembrar suas conquistas diárias e lembrar o quanto a sua vida é positiva e feliz, mesmo quando os problemas surgem.

Comece do começo

Pode parecer uma dica boba e até óbvia, mas ela é fundamental para quem quer aprender inglês sozinho: não pule etapas. Comece s seus estudos com calma e das etapas iniciais.

Por exemplo: estude o alfabeto, as cores, os animais, os números. Esse processo de aprendizagem é fundamental para estruturar a sua base e ajudar a formar o seu vocabulário.

Tenha paciência e entenda que aprender inglês requer dedicação e esforço.

Você não vai melhorar a sua fluência em apenas alguns dias, no entanto, todos os dias contam para chegar a um grande objetivo.

Ao final das contas, aprender inglês sozinho pode ser muito divertido e até prazeroso. Dedique-se e comemore cada pequena vitória para ter fôlego para seguir em frente rumo ao alcance de sua meta.

See you next post!

Banner-curso-ingles-do-zero-ate-a-fluencia

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.