Hamburguers ou Hambúrgueres

Hamburguers ou Hambúrgueres

É possível encontrar as duas formas escritas por aí: hamburguers ou hambúrgueres. Mas, ainda que ambas estejam “popularizadas”, somente uma é correta conforme a Norma Culta da Língua Portuguesa. Você sabe qual é?

Existem muitos plurais que despertam dúvidas e que podem confundir tanto na forma escrita quanto na forma falada. Pensando nisso vamos explicar, a seguir, qual é o jeito certo de se referir a esse plural: hamburguers ou hambúrgueres.

Como se diz? Hamburguers ou hambúrgueres?

Se você está em dúvida sobre como colocar essa palavra no plural, entre hamburguers e hambúrgueres o correto é a segunda opção. Ou seja, a forma correta é hambúrgueres.

Isso ocorre porque no português há uma regra em que palavras que terminam com “r” devemos acrescentar “es” ao final para gerar o plural. Por ser uma regra se replica em todas as situações de palavras terminadas em R, tais como:

  • Cânceres;
  • Revólveres;
  • Dólares;
  • Líderes;
  • Repórteres, entre outras.

Com ou sem acento?

Também é comum a dúvida se devemos usar ou não o acento quando tratamos de hambúrgueres. Aqui vale uma breve explicação a respeito da origem dessa palavra.

Diferentemente do que acontece com a maioria das palavras do português, hamburguer não tem origem latina. Essa é uma palavra aportuguesada cuja origem é, na verdade, do inglês.

Portanto, digamos que “hamburguer” foi adaptada para o português. Nós simplesmente nos apropriamos dela e mudamos a pronúncia para o português.

No entanto, o que diferencia o nosso “hambúrguer” do hamburger americano é justamente o acento agudo que se encontra no “u”. Dessa forma, o correto é “hambúrguer”.

Origem do Hambúrguer

Acredita-se que o hambúrguer teve sua origem na cidade Alemã de Hamburgo. O sanduíche foi levado para os Estados Unidos, que inicialmente chamou de burger.

Por isso, encontramos nos Estados Unidos Cheeseburger, Chickenburger e, assim, por diante.

Palavras proparoxítonas

O termo hambúrgueres é uma proparoxítona, ou seja, é uma palavra que se acentua na antepenúltima sílaba. No singular, porém, ela é uma paroxítona. Calma que já vamos explicar.

Paroxítonas são palavras que ganham acentuação na penúltima silaba. É justamente o que acontece com hambúrguer já que a separação seria:

  • Ham-búr-guer

O acento na penúltima silaba a torna uma paroxítona. Porém, o plural segue a regra de palavras paroxítonas terminadas em “r” se tornam proparoxítonas. Proparoxítonas, por sua vez, são aquelas que recebem acentuação na antepenúltima sílaba.

  • Ham-búr-gue-res

O mesmo acontece com as outras palavras que citamos nesse conteúdo. Veja os exemplos:

  • Re-pór-ter – paroxítona/ Re-pór-te-res – proparoxítona;
  • Re-vól-ver – paroxítona/ Re-vól-ve-res – proparoxítona.

Ficou mais claro? Então, entre hamburguers e hambúrgueres lembre-se que a escolha deve ser pela palavra proparoxítona: com acento na antepenúltima silaba e o acréscimo de “es” após o “r”.

Leia também:

Exemplos de frases com Hambúrgueres

Agora que você já tirou a dúvida a respeito de hamburguers ou hambúrgueres é hora de ver na prática algumas opções de frases com essa palavra.

  • Eles fritaram hambúrgueres para o almoço;
  • Aquele restaurante faz hambúrgueres veganos;
  • Ela não come hambúrgueres de carne suína;
  • É preciso diminuir o consumo de hambúrgueres para melhorar a saúde.

A dúvida sobre hamburguers ou hambúrgueres é mais comum do que você imagina. Muitas pessoas se perguntam sobre a forma correta de escrever. Agora que você já sabe, repasse a informação para colegas e amigos. 

Hamburguers ou Hambúrgueres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo