Google tradutor: o que é, como usar para aprender idiomas

google tradutor

Através do Google Tradutor você pode evoluir no inglês ampliando o seu vocabulário de forma bastante eficiente. Para isso, basta escolher uma palavra e realizar a sua tradução na ferramenta.

O Google Tradutor é a ferramenta do Google voltada para traduções. Ele pode ser usado tanto para o inglês quando para diversos outros idiomas, inclusive com a possibilidade de ouvir a pronúncia após a tradução.

Aprenda uma nova palavra com o Google Tradutor

Você sabia que é possível aprender uma nova palavra com o Google tradutor? A ferramenta pode servir para o aprendizado, já que você consegue traduzir qualquer termo ou expressão de forma muito prática.

Basta escrever a palavra em um lado e selecionar o idioma de origem e o idioma para o qual quer obter a tradução – nesse caso, português > inglês. E pronto! Você consegue ver o termo e a pronúncia no idioma!

O que significa a palavra translate?

Ainda nesse caminho, vamos ensinar uma nova palavra aqui. Você sabe o que significa translate?

Translate é o termo em inglês para “traduzir” ou “tradutor”. Portanto, Google Tradutor, em inglês, fica Google Translate. Você pode usar essa palavra em diversas outras ocasiões. Veja alguns exemplos:

  • “How to translate the word___?” (Como traduzir a palavra ___?”);
  • “Can you translate this for me?” (Você pode traduzir isso para mim?);
  • “I can translate this!” (Eu posso traduzir isso!).

Essas são apenas algumas opções. Essa é uma palavra que pode ser bastante utilizada em viagens, passeios no exterior ou mesmo durante seus estudos de inglês.

Agora, veja as conjugações possíveis para o verbo “to translate”:

  • I translate (Eu traduzo);
  • You translate (Você traduz);
  • He/ She/ It translates (Ele/Ela/Isso traduz);
  • We translate (Nós traduzimos);
  • You translate (Vocês traduzem);
  • They translate (Eles traduzem).

Viu só? É um verbo bem simples, que praticamente não sofre variações nessas conjugações. No entanto, se falamos do verbo em outros tempos verbais ocorrem algumas mudanças.

Posso traduzir qualquer conteúdo no Google?

Agora que você já sabe que Google Tradutor e Google Translate são as mesmas coisas, é hora de falarmos sobre a melhor forma e usar a ferramenta.

Como dito anteriormente, o Google Tradutor pode ser usado para transformar uma palavra em português para o inglês. Mas, ao contrário também funciona. Ou seja, se você tem dúvidas sobre como uma palavra em inglês ficaria em português, basta inverter a tradução.

Cuidado com a tradução literal

O Google Tradutor é uma ferramenta excelente. É um dos tradutores online mais utilizados no mundo! Mas, é preciso parcimônia no uso.

Isso porque ele traduz literalmente, ao pé da letra. Portanto, algumas expressões podem perder seu potencial por conta disso.

Isso ocorre em especial com a linguagem coloquial ou com o chamado “inglês instrumental”, que é usado para pesquisas, teses e temas mais específicos, usando expressões que são aplicadas em um grupo determinado.

Encontre a melhor tradução para o que você precisa

Mas, o tópico anterior não significa que o Google Translate não seja uma ferramenta confiável. É, sim. Inclusive, o próprio serviço indica opções mais interessantes para a sua tradução.

Quando você coloca um termo/ palavra no campo de tradução, o serviço do Google mostra um pequeno dicionário indicando a classe gramatical e outras opções de aplicação da palavra.

Por exemplo, quando digitamos a palavra “translate”, o tradutor mostra o seu uso em frases como:

  • Translate it;
  • Translate into english;
  • Translate to English.

Ao clicar em qualquer uma dessas opções você obterá a tradução para essa frase pronta que o tradutor lhe ofereceu.

Embaixo disso aparece uma lista com “traduções de translate” em que o serviço sugere outras traduções possíveis e palavras equivalente em inglês para essas novas traduções.

Por exemplo: Translate pode ser usado para “transformar”, mas o mais adequado é “transform”, então, o Google mostra isso para você. Ao invés de usar translate nesse caso, use transform. Tudo muito didático e simples.

O que significa a palavra embaixo do termo que busquei?

Você pode notar que há outro detalhe bastante interessante no Google tradutor. Ainda usando o termo “translate” como exemplo, ao digitá-lo no campo de tradução você notará que embaixo aparece uma palavra estranha.

Se trata da forma por escrito de como se pronuncia a palavra em inglês. Nesse caso, o Google sugere: transˈlāt.
Ok, para algumas pessoas soa bastante esquisito e até difícil de entender como a pronúncia acontece mesmo com essa opção. É aí que você pode usar o Vozfalar a seu favor. 
Usando o alto-falante no Google Tradutor

Uma vez que você digita uma palavra e não reconhece a sua pronúncia a partir do modo escrito, é possível ouvir o som pela famosa “Voz do Google”. Basta clicar no símbolo do alto-falante na parte inferior.

A voz robótica vai repetir a palavra – seja em qual idioma for – para que você consiga entender como diz. Apenas alguns poucos idiomas ou termos não possuem esse serviço, mas ele está disponível na maioria dos casos.

Falar ao invés de escrever

Há ainda uma opção bastante interessante para situações em que você não quer, não pode ou não sabe digitar: usar o comando de voz.

Você pode falar a palavra para que o Google Tradutor busque a tradução dela. Para esse serviço, porém, você naturalmente precisa de um microfone acoplado ao seu computador ou celular para que a sua voz seja captada.

Como usar o Google Tradutor para estudar?

Agora você já conhece muito bem o Google Tradutor. Não é tão difícil assim de usar, né? Mas, você pode aproveitá-lo para seus estudos, desde que tenha o cuidado de não se “viciar” na ferramenta.

Tradutores online são excelentes e podem ajudar quem está em fase de aprendizagem a ampliar o vocabulário rapidamente. Seja para uma leitura, um filme que você está vendo ou qualquer outra coisa, ele ajuda muito!

Aprender a usar o Google Tradutor e todas as suas possibilidades pode ser um grande auxílio para os seus estudos.

Mas, sempre confira se a tradução ficou adequada, se não houve termos sem sentido, sobretudo para textos mais longos.

Google tradutor: o que é, como usar para aprender idiomas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo