Falar em inglês: como destravar o idioma

falar inglês dicas para destravar

Se você sonha em falar em inglês, saiba que isso é absolutamente possível! Com empenho, estudo e regularidade é possível obter uma boa fluência e finalmente ter o idioma afiado.

Mas, antes de começar a estudar você deve considerar quais são os motivos para se dedicar a um novo idioma. Então, vamos listar os principais motivos e dar dicas para quem quer falar inglês de verdade.

Falar inglês é difícil?

Uma das perguntas mais comuns de quem decide aprender inglês é: será que é muito difícil? Será que demora muito para aprender?

A dificuldade é relativa. Pode ser mais fácil para uns e mais complexo para outros. Mas, a verdade é que todo mundo pode aprender inglês. Esse é um idioma que de certa forma já está inserido em nosso dia a dia.

Algumas palavras soam bem familiares e são repetidas com tanta frequência que você nem percebe que está falando em inglês. É o caso de “Hot Dog” ou “Call Center”.

Então, é claro que falar inglês não é uma tarefa simples, que você conclui do dia para a noite. Mas com dedicação, esforço e algumas dicas incríveis você pode se dar bem nessa missão.

Dicas importantes para quem quer falar inglês

Então, se o seu desejo é falar inglês, chegou a hora de conhecer todas as dicas importantes que podem lhe ajudar na fluência do idioma. Veja só.

Tenha contato diário com o inglês:

Uma das coisas que contribui – e muito! – com o aprendizado de um idioma é o contato frequente com ele. Por isso você deve se esforçar para consumir conteúdos em inglês todos os dias.

Pode ser filmes, séries, música, matérias de jornais, sites, blogs, vídeos no Youtube…enfim. Escolha o tipo de conteúdo que você mais gosta e manda ver!

Assim você consegue treinar a sua familiaridade com o idioma e pode expandir o seu vocabulário. Mas, atenção: na hora de consumir os conteúdos com finalidade de estudos, tenha o cuidado de prestar atenção e se dedicar por inteiro a isso.

Não tenha medo de errar

Pode parecer um clichê, mas é errando que se aprende. Com o inglês é exatamente assim que funciona, também. Faz parte do processo de assimilação do novo idioma errar em pronúncia, tradução etc.

Pense o seguinte: como foi que você aprendeu a sua língua materna? O processo é simples: você começa falando errado para depois aprender o certo.

É justamente assim que o cérebro vai memorizar também o inglês. Você primeiro vai falar errado, vai inventar pronúncias, e aos poucos começará a entender a forma correta de dizer cada palavra.

É nesse contexto que consumir conteúdos em inglês vai lhe ajudar. Com uma boa base de escuta você consegue assimilar mais facilmente a pronúncia de cada palavra e consegue se corrigir gradativamente.

Busque manter contato com estrangeiros:

Uma dica importante para quem quer falar inglês é manter contato com estrangeiros que falam inglês. É nessa hora que você precisa largar a vergonha e falar – mesmo errando.

Se você não conhece ninguém que tenha o inglês como língua materna pode procurar por isso em aplicativos próprios para ensino da língua. Existem aplicativos pagos e aplicativos gratuitos para isso.

Como vencer minhas dificuldades em aprender inglês?

Ter dificuldade em falar inglês é um problema enfrentado por muitos brasileiros. Estima-se que menos de 3% da população brasileira tenha, de fato, fluência no idioma. Um percentual bem baixo para uma língua tão requerida.

Mas, o que acontece é que muitas pessoas desistem logo no início. Ao primeiro sinal de dificuldade abandonam os estudos e decidem que não são capazes de seguir em frente com o idioma. Será?

A maior dificuldade para falar inglês é o medo. Assim como é ele que impede que algumas pessoas aprendam a andar de bicicleta ou a nadar, é também o motivo por trás da desistência dos estudos de um novo idioma.

Então, para destravar o seu aprendizado você precisa, primeiro, controlar o seu medo. Temos algumas dicas valiosas para lhe ajudar nessa missão!

1.    Não fuja da oportunidade de falar inglês:

Se surgir uma oportunidade de arranhar o seu inglês, não fuja dela. Ainda que a vontade seja de sair correndo, encare isso de frente e coloque o idioma para jogo.

Quanto mais você usa o seu inglês, mais confiante se torna com relação ao idioma. Por isso é importante aproveitar essas oportunidades.

2.    Ouça a sua voz falando inglês:

Sabe por que muita gente tem medo de falar inglês? Porque soa estranho quando tido em voz alta!

Então, para acabar com essa estranheza você deve praticar mais a escuta de sua própria voz. Fale inglês em voz alta, grave no celular e reproduza o áudio, enfim, encontre meios de se ouvir falando o idioma.

3.    Treine o seu cérebro para pensar em inglês:

Durante o processo de aprendizagem é normal que você enxergue as coisas em português e depois traduza. Mas, é fundamental que você aprenda a pensar em inglês.

Um jeito de fazer isso é se policiar mesmo. Então, tente pensar em inglês, traduza situações, procure obrigar o seu cérebro a reconhecer objetos e palavras primeiro em inglês. É um processo, mas pode trazer bons resultados.

Aprenda a assimilar contextos

Por fim, uma dica importante é que você passe a depender cada vez menos das legendas e consiga assimilar mais os contextos das situações.

Quando assistir uma série, tente assistir sem legenda para ver o seu nível de compreensão. Aos poucos o idioma se tornará mais e mais familiar para você.

Falar inglês é um processo! Requer estudos, dedicação e empenho. Ninguém aprende um idioma rapidamente, sem reservar ao menos algumas horas de estudos por semana.

Por isso, para falar inglês de verdade você deve definir um cronograma de aprendizagem.

Um cronograma onde você poderá dedicar alguns minutos de seu dia especificamente para estudar e ampliar seu conhecimento no idioma.

Compartilhe nas redes sociais. Isso nos ajudar a crescer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *