Estudar Espanhol: Podcasts, Vídeos e Livros

Podcasts em espanhol

Muitos brasileiros querem aprender espanhol, mas nem sempre sabem por onde começar. Há diversas formas de aprender uma língua estrangeira, e neste artigo vamos falar sobre três das melhores maneiras de aprender o espanhol: podcasts, vídeos e livros.

Esperamos que você encontre a forma de aprendizagem que mais se adapta às suas necessidades!

História da língua espanhola

Para começar vamos falar um pouco sobre a história da língua e logo partiremos para dicas para aprimorar o seu espanhol. 

A língua espanhola, também conhecida como castelhano, é uma língua romântica que surgiu a partir do latim.

A língua se espalhou pelo Mediterrâneo e por grande parte da Europa Ocidental durante a Idade Média, quando o Império Romano desmoronou. A partir daí, ela se espalhou para as Américas com os conquistadores espanhóis.

Depois ganhou o nome de castelhano devido às raízes da língua na cidade de Castela, na Espanha.

Após a Espanha se constituir como nação, o idioma foi oficialmente chamado de “espanhol”, a fim de uniformizar a língua, apesar de alguns povos ainda se referirem a ele como castelhano. 

Espanhol idioma oficial de muitos países

Entretanto, como é de conhecimento geral, o espanhol também é o idioma oficial de inúmeros outros países, que introduziram variações da língua e dialetos próprios ao redor do mundo, em especial nos países da América Latina (à exceção do Brasil, Guianas, Haiti e certas ilhas do Caribe). 

Uma das principais razões para o espanhol se tornar uma língua tão popular é a grande economia da Espanha, que se destaca como um dos países mais ricos da União Europeia.

Depois do MERCOSUL, uma parceria entre o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai com o objetivo de facilitar o comércio entre os países da América do Sul, o espanhol se tornou ainda mais importante para empresas brasileiras que desejam expandir seus negócios.

Há aqueles que amam a língua outros porém, ainda têm dificuldades para se comunicar em espanhol. Se você é um desses, não se preocupe! Aprender uma língua estrangeira pode ser divertido e gratificante.

Você pode gostar de:

Dicas para Aprender Espanhol

Quando estudamos um novo idioma precisamos ter contato com todos os materiais didáticos disponíveis, como livros, dicionários e aulas de gramática. Não podemos esquecer, no entanto, que para alcançar a fluência em uma língua é preciso muita prática.

Por isso, que tal usar até mesmo seus momentos de lazer e assistir filmes, ouvir música ou podcasts em espanhol? Além de se divertir, você ainda estará praticando o idioma!

Livros e Literatura espanhola

Essa é a melhor forma de ampliar seu vocabulário e ainda aprender sobre a cultura e Literatura de países falantes do idioma.

Fundamental para tradutores literários e altamente recomendado para profissionais de tradução de qualquer nicho.

Na verdade, dica importante para todo aquele que deseja aprender espanhol. Livros são amigos fiéis que nos acompanham em todos os lugares, basta termos um bom dicionário por perto para auxiliá-los nas pesquisas de palavras.

Uma ótima pedida é: Don Quijote de la mancha , de Miguel de Cervantes. Se você ainda não leu, está perdendo tempo!

Podcasts em espanhol para aprender o idioma

Os podcasts são uma ótima pedida para quem quer praticar o listening, além de serem gratuitos e fáceis de acessar.

Atualmente, é muito fácil encontrar podcasts e rádios online através de serviços de streaming como Spotify e Itunes.

Ao tornar isso um hábito, o que é bem fácil de acontecer pois você pode ouvi-los no trânsito, fazendo tarefas domésticas ou treinando na academia, sua familiarização e entendimento do espanhol aumentarão muito.

Isso é importantíssimo para profissionais que trabalham diretamente com o idioma. 

Assista vídeos, seriados e filmes em espanhol

Mais uma vez, a internet e os serviços de streaming vieram para facilitar nossa evolução no mundo dos idiomas.

Assista séries, filmes ou vídeos com temas de seu interesse em espanhol e coloque as legendas também em espanhol para descobrir novas palavras e expressões e para fixar aquelas que você já conhece.

Também vale a pena assistir o mesmo filme mais de uma vez.

Estude gramática

Por mais que você seja profissional e fluente no idioma, sempre existe aquele ponto fraco de gramática em que surgem dúvidas ou inseguranças.

Por isso, visite sites com guias confiáveis de gramática e estude o tema que você tenha dificuldade mais a fundo.

Lembre-se que o trabalho de um tradutor está sempre associado ao estudo e à pesquisa constante.

Estude os falsos cognatos. Sempre que você tiver um tempinho, dê uma lida na lista de falsos cognatos ou “falsos amigos”.

São aquelas palavras que parecem significar algo por serem muito parecidas na semântica com a língua portuguesa, mas que na verdade possuem um significado completamente diferente.

Por mais que você tenha familiaridade com essas palavras/expressões, a lista é muito extensa e pode ser que você não conheça alguma e isso acabe prejudicando algum trabalho futuro.

Estudar nunca é demais!

Mantenha contato com um nativo do idioma.

Um erro muito comum entre tradutores profissionais é achar que já sabe tudo sobre o idioma e não precisa mais se aperfeiçoar.

Isso é um grande engano. Um bom tradutor deve continuamente buscar o conhecimento e nada melhor do que conversar com um nativo no idioma para isso, pois isso irá melhorar o seu espanhol.

Além de ganhar ainda mais fluência, você irá aprender novas palavras e expressões que enriquecerão seu trabalho.

Atualmente, existem inúmeros sites que podem ajudar você a encontrar um nativo para conversar como, por exemplo, italki e cambly. Basta fazer uma rápida busca online.

Continue estudando espanhol

Por mais que você tenha uma excelente formação (o que é imprescindível) e muita experiência como tradutor de espanhol para melhorar o seu espanhol, é fundamental que você o integre à sua vida, a fim de ganhar mais confiança e uma base ainda mais sólida.

Faça com que o espanhol seja parte de seu cotidiano. Não se lembre dele apenas quando precisar realizar um projeto.

Ao seguir as dicas expostas acima, você estará utilizando o idioma de forma mais orgânica e isso o ajudará muito em seus trabalhos.

Lembre-se de que o aprendizado de um tradutor não termina nunca. Há sempre novas palavras, expressões e estruturas a serem conhecidas.

Em conclusão, busque enriquecer seu vocabulário, aprimore a gramática, a conjugação verbal, pesquise e esteja ligado constantemente à língua espanhola para garantir traduções de qualidade.

Melhores podcasts em espanhol

Para quem deseja aprimorar sua audição acostumando os ouvidos à língua espanhola há diversos podcasts em espanhol para isso.

São conteúdos ótimos para praticar o espanhol, seja em viagens, na hora do almoço ou mesmo durante o trajeto para o trabalho.

Então, separamos algumas opções de podcasts que irão te ajudar. São eles:

Melhores canais do Youtube

Existem diversos canais no Youtube interessante, mas iremos citar alguns:

Espero que você tenha gostado dessas dicas e que elas te ajudem a melhorar seu espanhol. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.