Eletro-eletrônico ou eletroeletrônico

Dentre as dúvidas mais comuns do português, as pessoas sempre se perguntam onde usar o hífen e onde não usar. Muitas pessoas se perguntam como escrever: eletro-eletrônico ou eletroeletrônico e hoje vamos tirar essa dúvida.

O hífen é o sinal gráfico de traço horizontal usado para unir dois elementos de uma palavra composto.

Esse é um sinal muito presente na língua portuguesa, mas que possui algumas regras.

O correto é eletro-eletrônico ou eletroeletrônico?

Se a sua dúvida é especificamente sobre esse termo, saiba que a forma correta de escrever é eletroeletrônico, sem o uso do hífen. Isso ocorre por conta da reforma ortográfica ao qual o idioma foi submetido em 2008.

Desde o surgimento dessa norma, o hífen passou a ser usado somente em situações em que o segundo elemento começa com “o” ou “h”. Como esse não é o caso da palavra eletroeletrônico, ela deve ser escrita de forma corrida, sem separação.

Eletro é um falso prefixo usado para alterar o sentido de muitas palavras compostas. Alguns termos que usam esse prefixo são:

  • Eletroacústica;
  • Eletrocardiografia;
  • Eletrodinâmica;
  • Eletrodoméstico.

Existem, porém, alguns casos em que o hífen aparece, como dissemos antes. Isso ocorre quando o segundo termo se inicia com a vogal “o” ou com a consoante “h”.

Veja alguns exemplos:

  • Eletro-hidráulico;
  • Eletro-oculograma;
  • Eletro-óptica.

Nesse caso estamos falando de uma regra do português.

Portanto, quando estiver em dúvida sobre como escrever eletro-eletrônico ou eletroeletrônico lembre-se dessa ordem de composição.

O que significa eletroeletrônico?

Eletroeletrônico é um termo que indica que determinado aparelho funciona simultaneamente de forma elétrica e eletrônica.

Além da energia, ele possui transformadores, capacitores ou placas que auxiliam esse processo. É o que acontece com um computador, a televisão, os leitores de CDs e DVDs.

No caso de aparelhos elétricos nos referimos aqueles que dependem apenas da corrente elétrica para funcionamento como o chuveiro elétrico. A corrente passa pelo equipamento a partir de fios e cabos, disjuntores etc.

Frases com eletroeletrônico

Veja algumas frases sobre eletroeletrônico que podem servir para exemplificar o uso da palavra. Perceba que ela sempre será escrita sem hífen, pois essa é a forma correta da grafia.

  • Ele se formou como técnico em eletroeletrônico;
  • Aparelhos de eletroeletrônico estão superfaturados no mercado por conta da inflação;
  • Falhas nos aparelhos eletroeletrônicos podem ser resolvidas na maioria dos casos.

Saiba também:

A palavra eletroeletrônico tem acento?

Outro detalhe importante sobre a palavra eletro-eletrônico ou eletroeletrônico é o acento. Como você percebeu, o “o” recebe um circunflexo. Em alguns casos você pode encontrar a grafia com um acento agudo, ou seja, “eletroeletrónico”.

Essa era a forma correta com o acordo ortográfico de 1990. Porém, popularizou-se a grafia com o “^” e hoje essa é a forma mais usada, sendo, portanto, a forma aceita como correta.

Lembre-se que o acento circunflexo é usado para assinalar a vogal tônica. Ele conota um som mais fechado que é exatamente como pronunciamos “eletrônica”. Por isso acompanha o “o” nessa escrita.

É normal ter dúvidas sobre como escrever algumas coisas no português. O idioma é bastante complexo e cheios de detalhes que muitas vezes causam confusão.

Hoje você tirou a sua dúvida sobre eletro-eletrônico ou eletroeletrônico.

Continue acompanhando o nosso blog para descobrir outras coisas a respeito do idioma e a forma correta de escrever.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.