Dicionário em inglês – como usá-lo a seu favor?

dicionário em inglês como usá-lo

Para quem está estudando, um dicionário em inglês pode ser um grande aliado! Ele serve em diversas ocasiões e funciona como um auxiliar para compreender o significado das palavras e suas melhores aplicações.

Saber usá-lo é importante. O dicionário deve ser seu companheiro, mas não deve servir como um elemento preguiçoso para facilitar a compreensão. Você pode acioná-lo sempre que precisar, mas é importante se esforçar para entender as palavras por conta própria.

Dicas para usar o dicionário em inglês

Você pode usar o dicionário em inglês em diversos momentos e seu estudo. Separamos algumas dicas para cada situação, e mostraremos como esse importante artefato pode contribuir com os seus estudos.

Nos estudos de leitura:

É comum que, durante os seus estudos de inglês, você se depare com palavras desconhecidas. Encare isso como uma excelente oportunidade para ampliar o seu vocabulário!

Se estiver entretido num livro, e de repente encontrar um termo estranho, aposte no dicionário em inglês para lhe ajudar!

Embora ele não traga a tradução, somente com a explicação do significado da palavra pode ser que você já consiga entender o contexto e deduzir o seu significado.

Então, grife, anote ou busque imediatamente o significado no dicionário. Assim fica fácil prosseguir com a leitura e evoluir em seus estudos.

Séries e filmes:

Já no caso de séries e filmes, não é interessante que você pause o conteúdo para buscar o significado. Isso pode quebrar a sua conexão com a história e comprometer a experiência.

Portanto, nesse caso vale a máxima “papel e caneta sempre ao alcance”. Anote a palavra – se quiser, anote a frase inteira em que ela foi inserida para facilitar a compreensão – e depois procure o significado.

Quando estiver usando artigos em audiovisual para o aprendizado é sempre interessante deixar a tradução para depois. A menos, é claro, que você considere que não traduzir no ato comprometa a compreensão geral do enredo.

Use o dicionário após o conceito de “get the gist

 “Get the gist” é uma expressão em inglês que significa “pegar a ideia”. Quando você pretende usar o dicionário em inglês para melhorar a sua compreensão do idioma ela encaixa perfeitamente bem!

É interessante que você leia o texto completo, tente captar a mensagem – pegar a ideia – do que é dito, e somente depois releia com cuidado, tentando, de fato, traduzir as palavras eu lhe são desconhecidas.

Nesse momento o dicionário em inglês entra em ação! Então, siga o passo a passo abaixo para aproveitar muito bem os estudos:

  • Leia o texto rapidamente e capte a mensagem – get the gist!
  • Releia, agora com calma, e grife palavras que soem completamente estranhas;
  • Use o dicionário para compreender o significado e tente descobrir o que significam;
  • Agora, confirme a tradução;
  • Releia uma última vez o texto integral, dessa vez entendendo todas as palavras.

Viu só? Um exercício simples e objetivo que ajuda você a memorizar novas palavras e ampliar o seu vocabulário usando o dicionário em inglês. Se fizer isso com frequência terá excelentes resultados!

Dicionário em inglês/ Inglês X Dicionário De Inglês/ Português

Você vai precisar de um dicionário em algum momento de seus estudos. Isso é um fato! Mas, a dúvida mais comum é: será que compro um dicionário em inglês ou um de inglês/ português?

É importante compreender que cada um tem uma finalidade e pode ser usado de um jeito. A seguir apresentaremos as diferenças entre eles para que você decida qual lhe parece mais apropriado para uso.

Dicionário inglês/ português:

O dicionário inglês/ português é um clássico nas aulas e escolas de idiomas. De fato, ele pode ser bastante útil!

Nesse caso você não encontrará um significado das palavras, mas, sim uma tradução delas. Geralmente os dicionários vêm em nas duas ordens: inglês x português e português x inglês.

Assim, você consegue tanto traduzir uma palavra que encontrou originalmente em inglês quando descobrir qual é a equivalência do termo para uma palavra em português.

Dicionário monolíngue

Já no caso de um dicionário em inglês x inglês você encontra não a tradução, mas o significado da palavra. Então, esse tipo de dicionário exige um pouco mais de esforço com relação à compreensão do contexto.

Ou seja, a ideia é que você, ao encontrar uma palavra desconhecida, tente, a partir do significado, entender o que significa. É um dicionário extremamente útil para quem está em fase de aprendizagem e busca a fluência.

Opção Física Ou Online – Qual Dicionário É Melhor?

Você também tem a opção de usar um dicionário online. Essa é uma escolha acessível e muito prática para quem precisa traduzir algo rapidamente usando a internet.

Existem diversos dicionários online disponíveis – inclusive, em versões pagas ou versões completamente gratuitas. O Google Tradutor, por exemplo, é um dos mais famosos.

Para usá-lo é preciso definir o idioma original e aquele para qual quer a tradução. Em seguida, basta confirmar para que o significado apareça. Você ainda conta com o recurso de fala, em que uma voz gravada pronuncia a palavra.

Dicionários físicos, por sua vez, são bem tradicionais. Eles servem bem aos estudos, já que pode consultá-lo quando estiver imerso em alguma pesquisa.

As versões de bolso facilitam o transporte e podem ser usadas em viagens e passeios. A grande vantagem é que não precisam de internet ou de sinal bom para funcionar.

Enfim, ambos os modelos de dicionário em inglês são úteis e podem lhe ajudar bastante. No entanto, defina qual é mais apropriado conforme a ocasião em que pretende utilizar.

Como e escolher o melhor dicionário?

Escolher o melhor dicionário em inglês depende muito de suas preferências. Mas, se a dúvida é sobre as marcas, o mais importante é sempre checar se o dicionário é atualizado.

Idiomas são mutáveis, e assim como as sociedades que os adotam, passam por modificações com o decorrer dos anos. Por isso é importante escolher uma versão atualizada.

No mais, aproveite o dicionário em inglês para ampliar o seu vocabulário. Mas, cuidado para não se viciar nesse recurso! Ele deve ser seu aliado e colaborar com a sua evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.