Aprender um novo idioma pode parecer uma tarefa dificílima, principalmente se você for iniciante, mas temos uma boa notícia para você: ampliar seu vocabulário em inglês é totalmente possível e o mais importante é que só depende de você e de sua força de vontade!
A tão sonhada fluência em inglês é fruto de muito esforço e muito estudo, mas é claro que existem alguns métodos e macetes para facilitar o processo e nós iremos ajudá-lo.
Saber inglês de fato vai muito além de decorar regrinhas gramaticais ou saber pronunciar palavras.
Claro que isso também é importante, mas sem um bom vocabulário, que é uma dos pilares necessários para dominar a língua inglesa, não é possível chegar ao topo.
Pensando nisso, selecionamos 8 dicas essenciais para que você desenvolva seu english vocabulary através de atividades simples, porém muito eficientes.
Prontos para começar?
Como Aumentar seu Vocabulário em Inglês
Leia também:
- Guia de conversação em inglês para viagem
- Frases em inglês ideias para o dia a dia
- Inglês para iniciantes, aprenda a falar inglês
Anote palavras novas imediatamente
Essa é uma dica que parece um tanto quanto óbvia, porém muitas pessoas não a valorizam como deveriam.
Portanto, sempre que ouvir uma palavra nova, procure seu significado e tome nota, num caderno físico ou no bloco de notas do celular – o que for melhor para você.
Anote-as imediatamente, não deixe para depois, ou você acabará esquecendo. Isso ajudará você também a alcançar o objetivo final, que é fixá-las e usá-las futuramente.
Leia sobre temas de seu interesse em inglês
Todos nós temos uma paixão.
Qual é a sua?
O que você gosta de fazer?
Quais são os assuntos que mais despertam seu interesse?
Respondidas essas perguntas, sua próxima tarefa é buscar conteúdos em inglês sobre o referido tópico.
Comece com textos simples e depois, à medida que for se sentindo mais confortável, vá aumentando o nível.
A leitura é, sem dúvida, uma das chaves do processo de aquisição de vocabulário em inglês.
Então, comece lendo aquilo que você gosta e, quando você se der conta, terá renovado seu estoque de palavras novas naturalmente.
Use a técnica de associação de palavras
Outro recurso muito útil para adquirir vocabulário é associando termos e expressões em inglês com imagens ou eventos reais de seu dia a dia, criando assim um vínculo imediato.
Isso ajudará você a pensar em inglês e, consequentemente, você dificilmente esquecerá o que aquela palavra significa.
Use Jogos Online
Hoje em dia, uma ótima maneira de aprender palavras novas em inglês é se divertindo com jogos online. Existem inúmeros games disponíveis, como Hangman (Forca), Crosswords (Palavras Cruzadas), Scrabble (jogo de formação de palavras) entre muitos outros.
Opte pelo que tenha mais a ver com seu perfil e divirta-se enquanto aprende.
Use as mídias a seu favor
Uma ótima estratégia para adquirir vocabulário é assistindo filmes, canais do YouTube e seriados com legendas em inglês e, para estudantes mais avançados, ouvindo Podcasts e audiobooks, por exemplo.
Há pessoas que aprendem mais facilmente ouvindo/vendo então, se você é uma delas, abuse desses recursos audiovisuais.
Caso você ouça/veja uma palavra nova, corra para o dicionário para pesquisar seu significado. Isso ajudará você a incorporá-la naturalmente.
Mais uma dica interessante: assista Ted Talks (breves palestras sobre diversos assuntos) sobre um tema de seu interesse.
Os palestrantes falam pausadamente e com uma boa dicção, sendo assim um exercício excelente para iniciantes.
Recorra à técnica dos Flashcards
Além de anotar as palavras novas em um caderno, há pessoas que preferem utilizar o método Flashcard para fixar vocabulário.
Trata-se de pequenas fichas (em papel ou em forma de cartões) nas quais você escreve a palavra de um lado e sua definição ou sinônimo no verso.
Essa é uma técnica de repetição comprovadamente eficaz que é utilizada também por muitos professores em sala de aula.
Estude collocations
Collocations nada mais são do que combinações de duas ou mais palavras geralmente usadas juntas a fim de tornar a comunicação em inglês mais coesa e harmônica.
Elas soam naturais para nativos no idioma, mas para falantes de inglês como língua estrangeira, como é nosso caso, elas parecem não ter lógica.
São exemplos de collocations:
Throw a party (dar uma festa e não give a party)
Wear perfume (usar perfume e não use perfume)
Make an effort (fazer um esforço e não do an effort)
Have breakfast (tomar café da manhã e não take breakfast).
Portanto, é importante se familiarizar com essas combinações e estudá-las com afinco, pois além de serem muito usadas no dia a dia, elas farão toda a diferença em seu aprendizado (e são mais um motivo para você não pensar em português, pois nesse caso não daria certo).
Pratique inglês!
Aprendeu uma nova palavra em inglês?
Pratique-a imediatamente! Tente empregá-la em uma frase, utilize-a em uma conversa com um amigo ou simplesmente a repita em voz alta em frente ao espelho.
É exercitando que se aprende qualquer idioma! Portanto, fale, escreva, ouça e por que não, cante em inglês. Seu cérebro agradece.
Conclusão
Apresentamos aqui, alguns recursos muito úteis que você pode incorporar facilmente à sua rotina para adquirir um vocabulário mais rico.
A grande vantagem é que, além de desenvolver sua fluência, você se sentirá muito mais confiante e preparado para expor suas ideias em inglês.
Sua jornada pode estar só começando, mas se você seguir essas valiosas dicas, você já estará no caminho do sucesso!