Curso de Inglês Presencial ou a Distância

curso de inglês presencial ou a distância

O Que é Melhor? Curso de Inglês Presencial ou a Distância?

Estamos em plena Era Digital e os avanços tecnológicos têm propiciado, cada vez mais, inúmeras vantagens em diversos setores.

A educação é um desses setores que têm se beneficiado muito com essas novas tecnologias, especialmente no nicho de idiomas.

Por isso, tem surgido um grande dilema entre os estudantes de inglês atualmente: qual é melhor maneira de aprender o idioma – de forma presencial e tradicional ou a distância e online?  

É normal ter essa dúvida, já que os cursos online têm se popularizado e estão cada vez mais completos e bem elaborados, competindo de igual para igual com os cursos presenciais.

No entanto, ainda existem muitas pessoas que não abrem mão do tradicional modelo professor presencial/sala de aula e preferem investir nesta modalidade de aprendizado. 

A verdade é que ambos os métodos têm suas vantagens e é por isso que resolvemos fazer este artigo para ajudar você.

Nosso objetivo é apresentar uma análise dos aspectos positivos de cada método para que você possa optar por aquele que melhor se adeque ao seu perfil, aos seus interesses e objetivos.

Vamos conferir?

Vantagens do curso de inglês a distância:

  • Flexibilidade – Este é um dos principais motivos pelos quais os cursos de inglês online têm sido tão procurados.

Atualmente, a maioria das pessoas não possui tempo disponível na agenda para frequentar cursos presenciais algumas horas por semana.

Ao optar por um curso a distância, o estudante pode planejar seus próprios horários de estudo de acordo com sua programação diária, ou seja, em intervalos de trabalho ou em alguma outra brecha ao longo do dia – até mesmo no transporte a caminho do trabalho ou da faculdade.

  • Custo – Cursos online são, normalmente, muito mais baratos do que os cursos presenciais e atualmente existem também muitos cursos online de qualidade totalmente gratuitos.

Além disso, ao estudar online você poderá cortar gastos com deslocamento, por exemplo, que acabam pesando no orçamento.

  • Comodidade – Não há nada melhor do que estudar no conforto de seu lar ou aonde quer que você deseje. No quesito comodidade, portanto, os cursos online ganham de lavada.  
  • Início imediato – Normalmente, em plataformas de ensino de inglês à distância o aluno pode iniciar o curso a qualquer momento, sem ter que esperar pela formação de novas turmas ou pelo início do ano letivo.

Vantagens do Curso de Inglês presenciais:

  • Interação – Apesar de os cursos online terem evoluído muito nesse aspecto, proporcionando interação entre professores e alunos através de ferramentas digitais como videoconferência, chats e fóruns, estudar presencialmente em uma sala de aula com outras pessoas de seu nível e ter um contato direto com colegas e professores ainda é um grande diferencial.

Essa é uma enorme vantagem, principalmente para pessoas de perfil mais sociável, que gostam de trocar ideias e conhecer gente nova.

Além disso, ao estudar em um curso presencial, você é capaz de fazer grupos de estudo e de acompanhar seu desenvolvimento com mais facilidade.

  • Material de apoio – Em geral, em cursos presenciais, no início de cada período você recebe os livros ou apostilas que serão utilizados nas aulas.

Dessa forma, você não precisa se preocupar em correr atrás de material por conta própria, pois ele já foi devidamente planejado e organizado em função de cada módulo do curso.

Além disso, você também pode ter acesso a bibliotecas e ambientes de estudo, ideais para pessoas que não conseguem ter foco suficiente para estudar em casa.

  • Disciplina – Nem todo mundo possui a determinação e a disciplina necessárias para estudar sozinho e não há nada de errado nisso.

Nesse caso, estudar em um cursinho presencial faz muita diferença: além de o celular ser proibido durante a aula, você também não corre o risco de se distrair com outras coisas, como uma TV ligada, seu animal de estimação, o barulho do videogame no quarto ao lado etc.

  • Esclarecimento Imediato de Dúvidas – Em cursinhos online, as aulas, em sua grande maioria, são pré-gravadas.

Dessa forma, você pode ter que esperar alguns dias até que seu tutor leia e responda sua pergunta.

Já nos cursinhos tradicionais, o professor está ali à sua disposição para esclarecer imediatamente quaisquer pontos que não tenham ficado claros para você, em tempo real.

As perguntas de seus colegas também podem ser suas dúvidas, o que também complementa seu processo de aprendizado.

Decida você mesmo Curso de Inglês a distância ou presencial

Apresentamos acima algumas das principais vantagens dos cursos de inglês presenciais e a distância e, com isso acreditamos que você poderá tomar a melhor decisão.

A escolha final dependerá exclusivamente de você.

Se você é mais introspectivo, tímido ou retraído, um curso em sala de aula pode se tornar um verdadeiro pesadelo; nesse caso, optar por um curso online pode ser mais vantajoso, pois você ficará mais à vontade e seus estudos renderão mais.

Por outro lado, se você tem algum tipo de déficit de atenção ou se não consegue se concentrar o suficiente para estudar sozinho e planejar seus horários com disciplina, pode ser mais indicado optar por um curso tradicional, pois você contará com o apoio de um professor presencial para guiá-lo em sua jornada de aprendizado, mantendo seu foco.

Portanto, a conclusão a que chegamos é a de que não existe um método melhor ou pior: ambos são eficazes.

Caberá a você analisar os prós e contras e escolher aquele que melhor se adeque ao seu estilo.

Esperamos ter ajudado!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.