Como vai você em inglês: aprenda a se comunicar

Como-vai-voce-em-ingles

Você sabe como dizer como vai você em inglês, olá em inglês ou okay em inglês?

Existem muitas expressões em inglês que podem ser usadas para cumprimentar uma pessoa.

Conhecer expressões básicas é importante para iniciar diálogos simples.

Essa é a primeira etapa do seu aprendizado, e ajudará a estruturar conversas mais complexas no futuro.

Como dizer “como vai você” em inglês

Existem inúmeras formas de começar uma conversa em inglês.

Porém, é sempre educado e de bom-tom perguntar como está a outra pessoa.

É isso que você aprenderá agora.

Como vai você?

Como vai você em inglês é dito da seguinte forma:

“How are you?”

A sua tradução literal é “como você está?”, mas interpretação que damos é justamente a de “como vai você?”. Essa é a frase mais comum e mais conhecida pelos estudantes do idioma.

Porém, existem diversas outras formas de fazer a mesma pergunta, expressando interesse em saber como a outra pessoa está.

Conteúdo recomendado:

“How are you doing?”

Outra opção interessante para essa mesma frase é:

“How are you doing?”

O “doing” aqui tem um sentido de gerúndio. Em tradução literal seria algo similar “como você está fazendo?”. Porém, em português isso não soa tão agradável, por isso usamos a tradução de como você está ou como vai em inglês.

Mas, não se preocupe. Ao usar essa frase em inglês não soará esquisito quanto em português. O gerúndio é menos “condenável” para nativos americanos ou britânicos. 

Inclusive, é comum que ao optar por esse cumprimento você receba como resposta “I’m doing good, thanks”, que em tradução literal seria “fazendo bem”. Porém, por equivalência a tradução correta é “indo bem, obrigado”.

How’s it going?

Por fim, uma terceira opção que é menos conhecida pelos brasileiros, porém é bastante usada no exterior é “how’s it going”. É mais uma possibilidade para perguntar como vai você em inglês.

A tradução literal novamente traz um verbo no gerúndio, já que equivale a “como está indo?”. Não se preocupe: pode usar a vontade que não soará estranho aos ouvidos dos demais.

Como se diz “olá” em inglês?

Além do como vai você, também possível iniciar uma conversa com um olá em inglês. Essa com certeza você já conhece ou já ouviu por aí. É o famoso: Hello.

O hello pode ser usado para iniciar frases, tanto em contextos mais formais quanto informais. Porém, existem variações que são interessantes e devem ser aprendidas.

“Hello there”:

O Hello there é o jeito mais comum de se dizer “olá” em inglês. Não há uma tradução equivalente, mas o “there” aqui atribui um tom bem informal. Por isso é usado em situações mais descontraídas.

“Hey, you”:

Também há quem cumprimente com um “hey, you”, que seria algo como “olá, você”. Mais uma possibilidade descontraída e bem coloquial.

Geralmente, usa-se o hello junto com o como vai você em inglês. Então, normalmente a frase de cumprimento é:

  • “Hello. How are you? – Olá, como você está?”

Se você pretende viajar para o exterior – seja para turismo, trabalho ou estudos, com certeza escutará essa frase. Então treine bastante para identificá-la quando alguém lhe cumprimentar assim. 

O que significa “okay” em inglês?

É difícil falarmos sobre cumprimentos mais comuns sem lembrarmos do okay em inglês, que é bastante utilizado em diversas situações.

Okay também pode ser encontrado como Ok ou O.K. É uma palavra de origem desconhecida, cuja etimologia nunca foi identificada.

Há uma teoria de que a palavra tenha surgido durante a campanha presidencial de Martin Van Buren (1782-1862). O americano tinha o apelido de “Old Kinderhook”, fazendo alusão a sua cidade natal.

Ele então teria adotado as siglas OK, iniciais de seu apelido, para fazer a campanha, sempre afirmando que tudo ficaria bem caso fosse eleito.

Por isso okay e inglês acabou ganhando essa conotação de concordância.  

O seu significado é “tudo bem”. Se trata de um termo usado para concordar ou confirmar alguma coisa. É comum que se use no sentido de “estou bem”, quando alguém pergunta como vai você em inglês. Nesse caso o diálogo seria:

How are you? – Como vai você?

I´m Ok, thanks. – Estou bem, obrigado.

Outras traduções possíveis para esse termo são: aprovado, certo, correto. Em todos eles, como você pode ver, estamos concordando ou confirmando algo.

O que significa okey-dokey?

Em diálogos informais você pode encontrar pessoas falando “okey-dokey”, que também pode ser escrito como Okie Dokie.

Essa é uma gíria que nasceu a partir do okay em inglês. Ela é usada para dizer que está tudo bem, também, porém de forma mais engraçada e divertida. A sua tradução pode ser “tudo bem, valeu”.

“Dokie” não é uma palavra, de fato. Ela não tem tradução e não existe no vocabulário oficial em inglês.

Porém, ela foi inserida por conta de sua sonoridade, que acaba atribuindo esse ar jovial ao termo.

Hoje em dia se popularizou a ponto de se tornar marca. Existe uma grife de roupas infantis que se chama Okie Dokie, baby.

Afinal, qual é a melhor forma de cumprimentar alguém?

Você aprendeu diversas formas de dizer como vai você em inglês, olá em inglês e okay em inglês. Mas, qual delas é a melhor?

Não há uma resposta exata para isso. Todos os termos que ensinamos aqui são muito utilizados em especial na linguagem informal, aquela usada no dia a dia.

A melhor forma de escolher uma delas é percebendo qual se encaixa melhor no diálogo, ambiente e situação em que você está.

Em ocasiões mais formais, pode ser melhor optar por frases mais clássicas, como o “how are you”, mas para o dia a dia, com amigos e familiares, nada impede de usar um “hello, there”, e por aí vai.

Assim como ocorre com o português, o inglês é um idioma muito dinâmico.

A única forma de se acostumar com os termos e entender melhor quando usar cada um é praticando diariamente.

Escute podcasts, assista filmes e séries e amplie o seu vocabulário.

Assim você vai aprender não só a dizer como vai você em inglês, mas entenderá melhor como cada frase é construída de acordo com o contexto em que se encontra.

Inscreva-se agora na nossa newsletter e seja avisado de posts como esse!

[egoi-simple-form id=”4495″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *