Como melhorar o vocabulário em inglês?

vocabulário em inglês

Melhorar o vocabulário em inglês é uma das formas mais eficientes de evoluir no idioma. Mas, não existe fórmula secreta para isso: é preciso empenho, dedicação e, acima de tudo, contato com o idioma.

Muitas pessoas demonstram boa compreensão do idioma. Porém, na hora de se comunicar têm dificuldades para encontrar as palavras adequadas para cada situação. Isso ocorre porque o vocabulário é pobre e ineficiente.

Existem algumas técnicas interessantes que podem ajudar na ampliação e na melhoria disso. Veja a seguir algumas das dicas mais valiosas para ampliar e melhorar o seu vocabulário em inglês.

Leia também:

Dicas para quem quer enriquecer o vocabulário em inglês

Se você é do tipo que demora para decidir qual palavra usar na hora de se comunicar, talvez haja uma defasagem em seu vocabulário em inglês. Felizmente existem métodos práticos – e divertidos! – para contornar essa situação.

Aprenda com leitura:

A leitura é a forma mais eficiente de melhorar o seu vocabulário em inglês ou em qualquer idioma. Para tanto, você precisa encontrar conteúdos que estejam de acordo com o seu nível.

Existem livros próprios para isso, releituras de clássicos da literatura mundial que são divididos por níveis e nos quais você pode obter boas referências de palavras.

Mas, se preferir, pode escolher livros que não especificamente voltados para cursos de inglês, mas que lhe agradem de alguma forma.

O cuidado deve ser em escolher livros que estejam de acordo com o seu nível de compreensão atual. Nesse caso vale até mesmo optar por livros infantis de alfabetização.

Amplie o vocabulário com suas séries preferidas

Outra ideia legal é apostar nas séries de televisão para ampliar seu conhecimento no idioma. Assistir séries com o idioma original é uma das técnicas preferidas de muitos estudantes.

E pode ser, de fato, um método bastante eficiente. Mas, é preciso desenvolver algumas formas de tornar isso um estudo. Veja as dicas para aproveitar melhor esses conteúdos:

  • Legenda em inglês: prefira assistir às suas séries com legenda em inglês ou sem legenda nenhuma. Assim você treina a sua compreensão.
  • Atenção total: desligue o celular e se abstenha de outras atividades. Dedique sua atenção completamente ao programa que escolheu;
  • Diálogos simples: para começar prefira usar séries com diálogos mais simples, como os modelos sitcom;
  • Assista mais de uma vez: Se achar muito difícil, assista o mesmo episódio mais de uma vez – a primeira com a legenda em português e a segunda com a legenda e inglês.

São dicas bem simples que auxiliam na ampliação do vocabulário. Apesar de algumas séries usarem textos bem coloquiais e rotineiros, é muito comum que nos apresentem novas palavras.

Desafie-se: aprenda ao menos 3 palavras por dia

Aprender um idioma novo é mesmo um grande desafio. Afinal, estamos adentrando a um universo infinito de palavras e expressões, muitas delas tão locais e particulares que somente a vivência no ambiente ajudaria a assimilar.

Mas, se você quer mesmo ampliar o seu vocabulário em inglês é preciso aceitar esse desafio e impor metas que façam sentido para o seu aprendizado. Uma forma de fazer isso é determinando uma quantidade de palavras novas por dia.

A nossa sugestão é 3!

Tente aprender ao menos 3 palavras todos os dias, treinando a sua pronúncia, significado e compreendendo situações em que podem ser aplicadas.

Ao final de uma semana você terá pelo menos 21 palavras adicionadas em seu vocabulário em inglês! Olha só quantas novas possibilidades para travar uma conversa interessante!

Escreva as palavras que conhecer

Depois de conhecer e memorizar uma determinada palavra é importante colocar o uso em prática. Existem duas formas de fazer isso:

Escrevendo:

Crie frases escritas onde as novas palavras possam ser empregadas. Escrever é uma das formas mais eficientes de memorizar e assimilar o significado.

Quando você escreve melhora a sua fluência na escrita também. Afinal, o que mais confunde no inglês é a diferença do que se escreve e de como se pronúncia.

Falando:

Falar em voz alta é um exercício importantíssimo. Nele, você se liberta da vergonha de falar e ganha familiaridade com a língua. Ah! E aproveita para treinar frases e diálogos em que a tal palavra pode ser empregada.

Se tiver a possibilidade de usar isso em um diálogo, de fato, ótimo! Mas, se você não tem com quem treinar o seu inglês, ou não se sente seguro para fazer isso atualmente, fale sozinho mesmo. Não há problema nenhum nesse treino.

Dicionário inglês x inglês é uma boa saída!

Nós somos viciados em tradução. Sempre que entramos em contato com uma palavra em inglês, temos a súbita vontade de traduzi-la para o português.

Isso não é errado, mas, também não é a forma mais eficiente de buscar a sua fluência no novo idioma.

É por isso que aqui sugerimos que, ao invés de apostar em um dicionário de tradução você prefira um dicionário de significado. Ou seja, um dicionário de inglês x inglês.

Mesmo que você a priori não compreenda a palavra, você pode entendê-la se captar o contexto do significado. Então, é um exercício muito válido para “forçar” o seu cérebro a entender o idioma ao invés de traduzi-lo.

Não entendi a palavra, e agora?

Mas, calma! Você não está proibido de usar um dicionário com tradução. Muito pelo contrário – ele pode ser um grande aliado para entender aquelas palavras que lhe soam absolutamente estranhas.

Mas, não use isso como uma desculpa para não evoluir o seu vocabulário em inglês! Use o dicionário de traduções depois de treinar e tentar entender a palavra por conta própria.

Enfim, pratique:

Aprender inglês requer dedicação, como dissemos lá no começo. Então, a frequência é o ponto mais importante para conseguir bons resultados. Quanto mais contato com o idioma você tiver, melhor!

Encontre métodos eficientes para aprender inglês. Para isso, é preciso testar. Seja através de músicas, séries, filmes, livros e HQs. Existem inúmeras possibilidades.

O que importa é consumir conteúdo para enriquecer o seu vocabulário em inglês e ganhar cada vez mais familiaridade com o idioma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.