Como fala mãe em inglês?

Como-falar-mae-em-ingles

Embora seja uma palavra bastante popular, nem todo mundo sabe como fala mãe em inglês. Mas, hoje você conhecerá algumas opções e suas pronúncias corretas.

Essa palavra aparece com frequência em diálogos de filmes e séries, músicas e livros.

Por isso, conhecê-la é importante para tornar o seu inglês um pouco mais eficiente.

Nesse contexto é importante saber que existe mais de uma forma de dizer mãe em inglês.

Mãe em inglês: qual é a forma correta?

Se você consome conteúdos em inglês com frequência, com certeza já ouviu algumas formas diferentes de dizer “mãe”. Basta prestar atenção para identificar ao menos duas formas variadas.

A mais popular delas é “Mother”, que significa literalmente “mãe”. Podemos dizer que esse é o jeito “formal” da palavra. Ele costuma aparecer em conteúdo – falado ou escrito – mais sério, em que não cabe gírias e diminutivos.

Conteúdo recomendado:

Como se pronúncia mother?

A pronúncia correta de mother é “móder”. A palavra é muito popular em especial nos Estados Unidos, sendo que o inglês de outras regiões pode ter termos similares que são usados com mais frequência. Veja uma opção de emprego da palavra mother em uma frase:

  • “She is your mother?” – Ela é sua mãe?
  • “Please, call your mother” – Por favor, chame sua mãe.
  • “My mother is from England” – Minha mãe é da Inglaterra.

Perceba que existem diferentes formas de usar a palavra mother. Ela é empregada com frequência em diálogos simples, inclusive sendo muito utilizada nos cursos de inglês em módulos sobre familiares.

Mas, se você chegou aqui para saber como fala mãe em inglês, é importante saber que essa não é a única possibilidade. Na verdade, existem outras opções bastante interessantes que trataremos a seguir.

Outras opções para “mãe” em inglês

Assim como ocorre no português, o inglês também pode ter mais de uma palavra com o mesmo significado ou com sentidos similares. Mãe é um desses casos.

Quando você pesquisa como fala mãe em inglês descobre que há diversas opções. Vamos conhecê-las nos exemplos abaixo:

“Mommy”:

Também pode ser escrito como “mammy”. Esse é um termo muito popular entre os norte-americanos. Se trata de uma variação mais carinhosa e informal para se referir a uma “mãe”.

O mais próximo de uma tradução literal que podemos apresentar é “mamãe”. Sim, “mommy” é como fala “mãe” em inglês com uma conotação mais infantil, mais inocente, ao contrário de mother que soa um pouco mais sério e respeitoso.

A pronúncia correta para mommy – ou “mammy” – é “mãmi”, com o “a” pronunciado bem fechado, quase soando como um “o”.

“Mom”:

Outra opção que aparece com frequência nos diálogos norte-americanos é o “mom”. O significado é mãe, mas também em um contexto bem mais informal e muitas vezes traduzido como “mamãe” e sua pronúncia é “mam”.

O mesmo termo pode ser encontrado entre os britânicos. Porém, a grafia diferencia um pouco, sendo “mum”. A pronúncia é como se escreve, com um “U” mais anasalado.

Tipos de mãe: muito além dos laços sanguíneos

A maternidade é uma relação muito valiosa e essencial para crianças e adolescente. Mas, há tempos entendemos que ser mãe está além das relações sanguíneas.

Se trata de uma relação que pode ser construída a partir de outros encontros além do parto propriamente dito. Conheça agora opções de palavras em inglês para diferentes tipos e mãe.

Madrasta:

Muitas madrastas ocupam um lugar tão especial que são consideradas como segunda mãe. A palavra para “madrasta” em inglês é “step mom” e se pronuncia como se escreve: stép mam”.

Mãe solo:

Algumas mães criam seus filhos sozinhas, sem a ajuda e o reconhecimento de paternidade do ex-companheiro. Essas mães são chamadas no Brasil de “mãe solo”. O termo em inglês para isso é “single mother”.

Mãe adotiva:

A adoção é um ato de amor e coragem. É claro que nesse conteúdo sobre como se diz mãe em inglês não podíamos deixar de citar a opção para essas mulheres guerreiras e generosas.

Existem dois termos para “mãe adotiva”. Você pode usar “adoptive mother”, que é uma expressão literal para “mãe adotiva” mais utilizada no inglês britânico. Outra opção é “foster mother”.

Para essa segunda existem duas interpretações possíveis. Em alguns países, foster mother significa algo como “mãe de criação”.

Ou seja, não necessariamente alguém que passou pelo processo de adoção, mas sim que assumiu os cuidados de uma criança de forma não oficial. Mas, há também países que utilizam foster mother como “mãe adotiva”.

Mãe biológica:

Já se a intenção for especificar que se trata de uma mãe biológica, então o termo correto é “birth mother”. A tradução literal seria algo como “mãe de nascimento”, ou seja, aquela que deu à luz.

O que significa “grandmother”?

Para estudantes mais atentos é possível ainda encontrar um termo bastante comum em inglês e que pode se confundir com “mãe”. Você sabe o que significa “grandmother”?

A tradução é “vovó”. É o termo utilizado para se referir a mãe da mãe. Por isso “grand”, significa algo como “grande mãe”.

Outra possibilidade é encontrar “grandma”, que seria uma espécie de abreviação. Nesse caso, nos traduzimos como “avó”.

Como se fala mãe coruja em inglês?

Além das palavras propriamente ditas, o inglês também possui suas expressões populares. “Mãe coruja” é aquela mulher que se orgulha e se dedica integralmente ao bem-estar dos filhos.

O termo em inglês para isso é “doting mother”. A tradução não é literal, é claro. “Doting”, na verdade significa “amoroso(a)”. Então, se traduzirmos ao pé-da-letra, o correto seria “mãe amorosa”.

Mas, nós fazemos traduções por similaridade, ou seja, escolhendo palavras que expressem melhor aquela ideia do que simplesmente traduzam o inglês. Nesse sentido, “mãe coruja” é o termo ideal em português para “doting mother”.

Por que aprender como se diz mãe em inglês?

Aprender como se diz mãe em inglês é importante por se tratar de um termo muito frequente em diferentes tipos de conteúdo. Você com certeza já se deparou com essa palavra por aí. Agora não há mais dúvidas! Você já sabe como falar mãe em inglês e sabe, inclusive, algumas variações para essa figura tão importante na vida de uma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *