Como aprender inglês usando tradução inglês português

tradução inglês português

Embora professores e estudiosos mais conservadores defendam que a tradução inglês português não é um método eficiente para aprender inglês, mostraremos nesse artigo que isso é um mito.

Quando usada de forma correta, a tradução pode ser muito benéfica aos estudantes de idiomas estrangeiros e, no caso do inglês, isso é ainda mais fácil devido ao acesso ao idioma, que está por toda parte.

Selecionamos algumas dicas, ferramentas e recursos que ajudarão você a aprimorar suas habilidades na língua inglesa utilizando o processo tradutório de maneira eficaz. Vamos lá!

Leia também :

As melhores maneiras de usar a tradução inglês português para turbinar o seu inglês

Música

Não há quem não goste de música. Então, por que não unir o útil ao agradável e fazer um delicioso exercício traduzindo suas músicas internacionais favoritas, passando-as do inglês para o português?

Canções utilizam muitas palavras usadas no dia a dia dos falantes da língua inglesa, bem como gírias e expressões idiomáticas.

Dessa forma, acompanhar a tradução de suas músicas favoritas pode ser um dever de casa muito prazeroso.

Para isso, basta acessar sites de música que apresentem a letra traduzida ao lado da original em inglês, como o site Vagalume, por exemplo.

Algumas dicas importantes: comece por músicas mais lentas ou que você esteja bastante familiarizado para facilitar o processo.

Você deve prestar atenção à pronúncia das palavras e, por que não, cantar junto! Repita a mesma canção algumas vezes, pois isso ajudará você no processo de memorização, que é fundamental.

Observe também o contexto dos versos ao invés de focar apenas em palavras isoladas.

Este é um recurso voltado para pessoas que aprendem melhor ouvindo do que vendo ou executando.

Séries e Filmes para aprender inglês

Assim como a música, filmes e séries também estão entre os métodos mais utilizados quando se trata de utilizar a tradução inglês português no aprendizado do idioma. 

Então, a estratégia de assistir filmes e séries com áudio em inglês e legendas em português é muito indicada para pessoas visuais que possuem boa memória fotográfica.

Dicas: Escolha um filme ou série que você já tenha assistido e que tenha se identificado com a história (se souber os diálogos de cor, melhor ainda!).

Configure a legenda para português e preste atenção à pronúncia e entonação usada pelos atores, enquanto acompanha atentamente a tradução das palavras na legenda.

Encare isso como um exercício.

Quanto mais vezes assistir melhor, pois além de aprender muitas palavras novas – principalmente expressões idiomáticas frequentemente usadas por nativos – você acabará memorizando-as naturalmente, ampliando seu vocabulário e sua familiaridade com a língua.

Você pode até mesmo pausar o filme em seu diálogo favorito e tentar imitar os atores, como se estivesse de fato atuando.

Convidar um amigo para realizar essa atividade a torna ainda mais divertida!

Livros indicados para aprender inglês

A leitura é mais um método que comprova que a tradução pode ser excelente no aprendizado da língua inglesa.

Para começar, opte por um livro de ficção pequeno. Tenha um dicionário inglês/português à mão a que você possa recorrer caso tenha dúvidas ou quando surgirem palavras e expressões que você não conheça

Não sinta vergonha em começar pela leitura de livros infantis ou infanto-juvenis. Eles são muito eficazes pois possuem linguagem simples e direta, o que facilita muito a tradução e, consequentemente, seu aprendizado.

Lembre-se de que o mais importante no processo é familiarizar seu cérebro à nova língua.

À medida que você for se sentindo mais confiante no idioma, vá passando para livros maiores e de vocabulário mais amplo. Faça pausas durante a leitura para que você mantenha o foco e evite o desgaste mental.

Google Tradutor

Este programa, criado pela Google em 2007, é sem dúvidas uma das ferramentas de tradução de idiomas para web mais utilizadas atualmente. Com interface simples e intuitiva, é excelente para iniciantes que optam pelo uso da tradução para aprender inglês.

Como utilizar o Google tradutor para aprender inglês?

O Google Tradutor realiza um ótimo trabalho quando se trata de traduzir pequenas frases e parágrafos, no entanto quando se trata de texto maiores, ele não é 100% eficaz.

Aqui vai uma dica de exercício muito útil para testar suas habilidades em inglês: escolha um trecho de algum texto em inglês, traduza-o com o programa e depois faça as devidas correções.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a pronúncia de alguma palavra, a plataforma também oferece recurso de voz, além da função dicionário.

Recomenda-se também pegar alguns textos ou notícias da web em inglês e traduzi-los para aumentar seu vocabulário.

Duolingo

Esta é uma plataforma gratuita de ensino de idiomas através de site e aplicativos que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil e no mundo.

O método utilizado é o seguinte: os usuários ganham pontos a cada lição completada com sucesso.

Portanto, para você que está estudando inglês e está em busca de um método eficaz e divertido de aprender, esta pode ser uma boa opção!

Usualmente, o seu exercício consistirá em traduzir palavras e frases por extenso ou em múltipla escolha, traduzir pequenos textos (para inglês ou português), pronunciar palavras e frases, entre outros.

Apresentamos aqui alguns dos métodos mais eficazes para que seu inglês fique cada vez melhor usando tradução.

Em resumo, assim como qualquer outro recurso de aprendizado de idiomas, especialmente no início, você precisará ter paciência e dedicação, mas não desista: sua recompensa estará cada vez mais perto.

Bom estudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *