Como aprender inglês com séries?

como aprender ingles com séries

Aprender inglês com séries é possível. Esse pode ser um método bastante interessante para quem quer evoluir no idioma de forma divertida e leve, usando o entretenimento como método de estudos.

Independentemente de sua idade ou interesses pessoais, com certeza já se viu apaixonado por uma série. Em tempos de serviços de streaming isso se torna ainda mais intenso, já que temos ao alcance de apenas alguns clicks uma infinidade de possibilidades.

O que talvez você nem imagina é que esses serviços o podem ajudar muito nos estudos. Além do teor divertido ou emocionante, eles podem servir de base para aprender inglês com séries.

Dicas para aprender inglês com séries

Para aprender inglês com séries você deve focar a sua atenção no que chamamos de “listening”, ou seja, na sua capacidade de escuta! É justamente esse o ponto que você pode evoluir com sua série preferida.

Outra dúvida que sempre temos é quanto tempo demora para aprender inglês? Isso irá depender da sua estratégia de estudo.

Sem mais delongas veja nossas dicas.

Escolha a série ideal:

O primeiro passo importante é escolher uma série que esteja de acordo com o seu nível atual de inglês.

Ou seja, não adianta optar por uma série de diálogos complexos, inglês muito clássico, com dialetos particulares ou muitas gírias, por exemplo, se isso não condiz com o seu conhecimento.

Existem programas para todos os níveis! Inclusive, você pode optar por atrações infantis, com diálogos mais simples e fáceis de compreender, se achar adequado.

Séries no formato “Sitcom”, como “Friends” ou “How I Met Your Mother” são opções interessantes, por exemplo, para quem está no nível intermediário. Elas contêm muitos diálogos do dia a dia e são de fácil compreensão.

Encare isso com comprometimento

Uma das dificuldades enfrentadas por quem decide aprender inglês por meio de séries é levar essa tarefa a sério. Como as séries representam entretenimento, muita gente não leva a tarefa a sério.

Então, na hora de assistir as suas séries com o propósito de evoluir no idioma você deve seguir algumas regras:

  • Evite ficar fuçando no celular;
  • Afaste-se de outras distrações e se concentre;
  • Preste atenção nas frases ditas pelos personagens.

Assim você consegue ter um aproveitamento melhor da experiência, se envolve com a história e realmente usa o momento para enriquecer o seu vocabulário e melhorar a sua pronúncia.

Com ou sem legenda?

Na hora de começar os seus estudos usando filmes ou séries naturalmente surgirá essa dúvida: é melhor assistir com ou sem legendas? A nossa dica é a seguinte:

Assista ao primeiro episódio com áudio em inglês e legenda em português. Tente prestar atenção na tradução, no que é dito e no que é legendado.

Depois, assista ao mesmo episódio com áudio e legenda em inglês. Agora a atenção será para a pronúncia. A forma como a palavra é escrita e como é dita pelos personagens.

Para finalizar, coloque o mesmo episódio com áudio em inglês e sem legenda. Perceba se mesmo sem o auxílio textual você consegue compreender o que é dito.

Para aprender inglês por meio de séries é importante que você se desfie. Então, conforme evolui na história, pare de usar o primeiro passo e parta direto para a legenda em inglês e depois áudio sem legenda.

Lembre-se que na vida, quando estiver dialogando com alguém em outro idioma, não haverá a legenda. Por isso o treino sem esse suporte deve ser temporário.

Evite Parar a Série para traduzir

A vontade de pausar e procurar a tradução de alguma palavra pode ser grande. Mas, a ideia de aprender inglês com séries envolve justamente a fluidez desses programas.

Por isso, não pause. Se não compreender imediatamente o que foi dito, prossiga mesmo assim. Use um bloquinho para anotar a palavra ou frase que não compreendeu e deixe para buscar a tradução depois.

A importância da frequência:

Quando você decide estudar um novo idioma, uma das coisas mais importantes para realmente evoluir é manter uma frequência nos estudos. Com as séries não é diferente.

É muito importante desenvolver uma constância nos estudos para que realmente consiga assimilar as novas informações. Então, em outras palavras, você precisa assistir suas séries preferidas todos os dias.

Tirar 20 ou 30 minutos em sua rotina para se dedicar a isso será suficiente para ajudar muito na sua evolução. Sempre com o caderninho ou o bloco de notas do celular próximo para anotar as suas dúvidas!

Dicas de séries que você pode usar para aprender inglês!

Chegou a hora que você tanto esperou. Vamos indicar uma lista de algumas opções legais com diferentes níveis para quem que aprender inglês através de séries. Veja só.

Iniciantes:

Os iniciantes precisam de séries com um inglês mais leve e descontraído. Frases curtas e bem familiares, como “Oh my God”, ajudam a tornar a compreensão mais simples. As opções são:

  • Friends;
  • Santa Clarita Diet;
  • Bob Esponja.

Intermediário:

No nível intermediário você encontrará algumas gírias, diálogos um pouco mais elaborados e um inglês mais rápido. Mas, nada que fuja da normalidade. Veja essas dicas:

  • Stranger Things;
  • Orange Is The New Black
  • How I Met Your Mother
  • Brooklyn 99

Avançado:

Para quem está no nível avançado vale a pena pensar em séries com um inglês um pouco mais evoluído. Essas séries trazem temáticas mais sérias e, portanto, conversas mais profundas e um texto mais complexo que as anteriores. Enjoy it.

  • Game of Thrones;
  • House of Cards;
  • How to Get Away With a Murderer.

Claro que essas são apenas algumas opções. Você encontra lima infinidade de séries para todos os níveis de aprendizado, e que podem tornar os seus estudos muito mais interessantes.

Posso ganhar fluência assistindo séries?

É possível, sim, aprender inglês através de séries. Porém, para virar um especialista no idioma você precisará estuar a construção das frases e se aprofundar na gramática.

As séries ajudam muito a destravar a fala, já que aumenta a sua prática de listening. Consequentemente, quanto mais você ouve mais fácil se torna falar determinadas palavras.

Então, some os seus estudos com outros métodos, como apostilas, leitura e escrita.

Aprender inglês com séries pode ser muito divertido e pode lhe ajudar a evoluir muito no idioma. Com certeza é uma boa escolha para quem busca uma alternativa mais leve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *