Como aprender inglês com música?

como aprender inglês com música

Você sabia que pode aprender inglês com música?

Esse, que é um dos passatempos preferidos de muitas pessoas, também pode ser um método de estudos bastante interessante!

Uma das principais vantagens é que aprender assim é mais divertido e leve do que usando um livro tradicional.

Por isso, mesmo que você esteja matriculado em aulas regulares, aprender inglês com música pode potencializar os estudos.

 Mas, para aproveitar ao máximo essa possibilidade é preciso ter alguma organização.

Trouxemos então dicas essenciais para que você comece a usar suas canções preferidas como ferramenta de aprendizagem.

Coloque os fones de ouvido e dê o play.

Leia também:

Dicas para quem quer aprender inglês com música

Existem estudos que mostram que ouvir uma música que você gosta acessa regiões do cérebro onde são liberadas as sensações de felicidade e prazer.

Mais ou menos como acontece quando você come um chocolate…, contudo sem todo o açúcar.

Além de não comprometer a sua saúde, ouvir uma de suas músicas preferidas pode ser também um método de aprendizado.

Através da escuta você pode treinar o seu inglês, melhorar a sua pronúncia e até expandir para escrita e leitura. Não sabe como fazer isso? Veja algumas dicas incríveis que separamos para você!

Escolha a sua playlist:

Para começar a aprender inglês com música é importante definir uma playlist que lhe agrade. Claro, porque a ideia aqui é estudar com diversão e prazer. Então, não adianta selecionar músicas que você detesta.

Outra coisa importante nessa etapa é selecionar canções que nãos sejam tão difíceis de compreender. Evite músicas muito rápidas, com abreviações e gírias pouco conhecidas.

Prefira aquelas que são de linguagem mais simples, com frases e palavras que de fato serão úteis para enriquecer o seu vocabulário.

Ouça a canção repetidas vezes

Aqui está o motivo pelo qual você deve escolher uma música que gosta: você vai escutá-la muitas e muitas vezes.

Aprender inglês com música tem como principal objetivo ajudar você a desenvolver o seu listening, ou seja, a sua compreensão de escuta. Sendo assim, é fundamental ouvir a música várias vezes.

Mas, atenção: você precisa escutar, de fato. Então, desligue outras distrações, coloque o seu fone e deixe a música rolar. Tente identificar as palavras, entender a estrutura das frases e a pronúncia.

Tradução e leitura:

Você também pode aproveitar para aprender inglês com música no sentido de traduzir as letras e treinar a sua leitura.

Então, corra para a internet ou baixe um aplicativo de letras de músicas em seu celular e comece. Procure primeiro a letra em inglês. Tente, somente com a leitura, traduzir a canção.

Assim você refresca a memória com relação às palavras que já conhece. Use um caderno para escrever a sua tradução e anote as palavras e os espaços das palavras que não identifica.

Depois, procure a tradução daquelas que não conhecia, leia, memorize e tente preencher os espaços da sua tradução corretamente.

Use as músicas para melhorar a sua pronúncia

Aprender inglês com música pode lhe ajudar a evoluir em diferentes aspectos: escuta, leitura, tradução…mas é na pronúncia que você verá os melhores resultados.

Para fazer isso você deve realizar um exercício muito divertido: cantar junto.

Lembra que lá na primeira dica falamos da importância de escolher músicas que você goste? Pois, agora mais do que nunca isso fará sentido.

Você deve cantar junto para treinar a sua pronúncia. Fazer isso com músicas e artistas que você admira fará toda a diferença para que se sinta mais empolgado ao aprender inglês com música.

Decorar a letra é uma boa ideia?

Com certeza decorar a letra pode lhe ajudar bastante nesse processo de aprendizagem. Então, não tenha receio quanto a isso: pegue a letra na internet e repita até decorar.

Com a letra memorizada fica mais fácil treinar a pronúncia cantando junto com o artista. Também fica mais fácil identificar palavras desconhecidas e buscar suas traduções.

Com que frequência devo estudar para aprender inglês com música?

Se você quer mesmo aprender inglês com música, é importante manter uma frequência nos estudos.

Na verdade, seja lá qual for o método escolhido para aprendizagem, a regularidade é o ponto mais importante. Você precisa estudar com frequência para obter algum resultado interessante.

Estipule metas semanais:

Uma boa sugestão é estipular metas semanais. Pegue aquela banda que você mais ama, ou sua artista pop preferida e mergulhe na obra.

Selecione uma música por semana para estudar, e dedique-se diariamente a aprender ao menos uma nova frase, entendendo as palavras e memorizando o sentido.

Pode ser que você demande mais do que 7 dias para conseguir decorar a letra toda no início. Mas, não se preocupe: a tendência é que com o passar do tempo você comece a memorizar cada vez mais rápido.

Quais áreas a música em inglês ajuda a evoluir?

Ao aprender inglês com música você desenvolve todas as áreas de sua fluência: pronúncia, escuta, tradução, leitura e escrita. 

Claro que isso vai depender de como você conduz os estudos. Se ficar apenas em escutar e compreender, terá mais evolução em listening e pronúncia. Se incluir nos estudos escrever as letras e traduzir, então a evolução será geral.

O importante aqui é saber que aprender inglês com música é possível. Aliás, não só é possível como é um dos métodos adotados por muitas escolas convencionais.

A ideia é tornar os estudos mais divertidos e menos monótonos. Assim, os alunos ficam mais empolgados e consegue ter um aproveitamento melhor das aulas. Interessante, não é mesmo?

Conheça mais do seu artista preferido enquanto aprende!

Como se não bastassem todos os benefícios citados anteriormente, quando você decide aprender inglês com música, ainda pode aproveitar mais um fator: a familiaridade com artista.

Ao conhecer as músicas e seus significados você consegue também traduzir um pouco mais da obra. É um jeito de apreciar ainda mais aquelas canções que você ama e valorizar o trabalho dos seus artistas preferidos.

Ou seja, aprender inglês com música é incrível!

Uma ferramenta divertida, versátil e acessível que pode te ajudar a evoluir muito no idioma.

Compartilhe nas redes sociais e inscreva-se no blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *