Autoconfiança ou Auto confiança?

autoconfiança ou auto confiança

Você saberia dizer qual é a palavra correta: autoconfiança ou auto confiança?

Mesmo já depois de vinte anos que o último acordo da Língua Portuguesa foi assinado, costumamos ter muitas dúvidas sobre o uso de certas palavras.

Leia este post e descubra qual é a resposta correta.

Antes de tudo, o que significa?

Antes de aprendermos qual a forma correta, vamos aprender o seu significado: é a característica ou sentimento humano de quem acredita ou se sente capaz de realizar algo. É também a convicção de que você possui todas as potencialidades de efetivamente concretizar algo só por si mesmo.

Autoconfiança ou auto confiança: qual é a forma correta?

Autoconfiança é a forma correta. Para aprendermos a diferenciar melhor entre as duas palavras e saber qual é a correta, temos, primeiramente de lembrar alguns detalhes do uso do hífen, aquele famoso tracinho que aparece em beija-flor, por exemplo.

Um detalhe muito importante!

A palavra auto que aparece no início de autoconfiança, por exemplo, é chamada de falso prefixo. Os falsos prefixos são as palavras que podemos acrescentar no início de palavras compostas, mas que possuem, por si só, um significado completo.

Entendendo ainda melhor

Olhe o exemplo: auto + controle = autocontrole. Repare que o falso prefixo auto se refere a nós mesmos, portanto, autocontrole seria a capacidade de bem nos controlarmos. Veja mais exemplos de falsos prefixos como a palavra auto:

  • Autoestima
  • Autocuidado
  • autoescola

Já os prefixos verdadeiros não possuem significados em si mesmos, pois sua função é somente a de formar novas palavras. Por exemplo: contra + dizer = contradizer.

Repare que o prefixo contra nos indica a noção de contradição, mas precisa do verbo dizer, para formar outra palavra. Repare nos exemplos a seguir para entender melhor:

  • aero + espaço = aeroespacial
  • bio + degradar = biodegradável
  • geo + política = geopolítica

Leia também:

E o que o hífen tem a ver com tudo isto?

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, só devemos usar o hífen quando, depois de auto, vier uma palavra iniciada por h ou pela vogal o.

Por isso que palavras como auto-hipnose ou auto-observação deverão ser escritas desta maneira, separadas pelo hífen.

É aqui que entra em cena a nossa Autoconfiança, escrita sem o hífen, porque depois do falso prefixo auto, vem a palavra confiança, sem letra h ou a vogal o no seu início.

Você já percebeu então, correto?!

Você já aprendeu, então, que autoconfiança é escrita sem hífen e tudo junto porque depois do falso prefixo auto, a palavra confiança não começa com a vogal o nem com a letra h.

E você está totalmente correto.

Assim como autoconfiança, podemos também escrever sem o hífen: autorregulamentação, autocuidado e autovia. Esta regra vale para qualquer palavra não iniciada por h e/ou pela vogal o.

Viu como ficou fácil, a partir da leitura deste post, usar o falso prefixo auto em autoconfiança?

Continue nos seguindo e lendo nossos posts que você vai aprender muitas outras curiosidades de nossa Língua Portuguesa!

Autoconfiança ou Auto confiança?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo