Aula em inglês – vantagens de não falar português nos estudos

Aula em inglês

Na hora de se matricular em um curso, muitas pessoas temem ter de lidar com uma aula em inglês. Isso é natural, já que quem está em fase inicial de estudos tende a se sentir mais inseguro com o idioma.

Mas, saiba que uma realizada integralmente no idioma que você está estudando pode ajudar – e muito! – na sua evolução. Afinal, é um jeito de garantir uma imersão mais eficiente e uma memorização mais rápida da nova língua.

Como acontece uma aula em inglês?

Você finalmente decidiu se matricular em um curso de idiomas. Mas, ao receber a grade de informações tomou aquele susto ao ler a frase “aula em inglês”.

Infelizmente muitos brasileiros ainda desistem de prosseguir com os estudos de outra língua pelo medo de não compreender os professores. Mas, se acalme! As coisas são mais simples e mais fáceis do que você imagina.

Conteúdo recomendado:

O que significa aula em inglês?

Aula em inglês significa exatamente isso que você está pensando: o professor vai conversar apenas no idioma de estudo. Ou seja, nesse caso, o inglês.

Antigamente, algumas escolas até proibiam o uso do português no ambiente de estudos. Esse era um jeito de forçar os alunos a aceitarem o inglês dentro da escola, e forçarem a prática do idioma.

Hoje em dia as coisas são um pouco diferentes. Nem sempre o professor proíbe, efetivamente, o uso do português. No entanto, a proposta de uma aula em inglês sempre será feita, já que isso pode contribuir muito para o aprendizado.

Se esse for o caso, o professor vai falar somente em inglês a partir do momento em que entrar na sala de aula.

Ele também vai estimular que os alunos se comuniquem apenas no idioma estrangeiro, ignorando perguntas e solicitações feitas em português.

Mas, isso não é uma penalização. É uma forma de estimular que os alunos se forcem a comunicar-se em inglês. Pense no seguinte:

Se você estiver em outro país, precisará se comunicar em inglês obrigatoriamente. O português não servirá como apoio, por isso é tão importante impor isso em seus estudos.

Claro que você precisará da ajuda dos gestos, mímicas e até formular uma frase em inglês errada para que se entenda o contexto. Mas, você vai se virar. E é justamente isso que a aula em inglês estimular: as alternativas.

Dicas fundamentais para aproveitar a sua Aula em inglês

Agora que você já compreendeu qual é a finalidade da aula em inglês, vamos dar algumas dicas para você aproveitar melhor esse momento. Veja como absorver ao máximo os ensinamentos de seu “teacher”.

Atenção total:

O primeiro ponto é dedicar toda a sua atenção ao que está sendo dito. Se você ainda não tem fluência no idioma, isso é ainda mais importante!

Esqueça o celular e as distrações que tirem o seu foco da aula. Preste atenção no que o professor está dizendo e aos poucos você compreenderá um pouco melhor.

Leitura labial pode ajudar:

Para algumas pessoas manter os olhos fixos na boca, na pronúncia do professor, pode ajudar na compreensão. Faça esse exercício e descubra se isso lhe ajuda a entender melhor o que é dito.

Não se preocupe com a tradução, mas, sim, com a compreensão

Ao participar de uma aula em inglês, é comum que os iniciantes tentem traduzir o que é dito. Isso é cansativo e pouco eficiente – traduzir na velocidade que se fala é função de intérpretes altamente qualificados.

O segredo para aproveitar esse tipo de estudo é compreender a mensagem. Ainda que você não consiga traduzir todas as palavras, esforce-se para captar aquilo que lhe é familiar e “decifrar” a mensagem.

Gradualmente você perecerá uma melhora natural em sua compreensão. Por isso, insista até começar a evoluir.

Faça anotações:

A aula em inglês existe para lhe ensinar e familiarizar com o idioma. Portanto, não tenha vergonha de fazer perguntas.

Use um caderno ou computador para anotar palavras e termos que lhe soem completamente desconhecidas. Se precisar, peça para o professor soletrar ou escrever a palavra para que você entenda.

Treine perguntas e frases que lhe ajudem durante a aula

Para se sentir mais seguro, é interessante treinar em casa algumas frases que possam lhe ajudar durante a aula. Frases que podem ser importantes são:

  • “O que significa…?”; (What does this mean…?)
  • “Eu não entendi a última frase”; (I did not understand the last sentence…)
  • “Pode repetir o que disse?” (Can you repeat what you said?)

Entre outras. Enfim, frases que lhe ajudem a se comunicar com o professor durante a aula em inglês. Então, busque essas frases no idioma que quer aprender e treine um pouco todos os dias.

Não tenha medo de errar!

A hora de errar é justamente essa, enquanto você ainda é um aluno. Por isso, liberte-se dessa vergonha e coloque o seu inglês para jogo – mesmo que ele (ainda) não seja perfeito.

Uma das melhores técnicas para perder esse medo/ vergonha é gravando o que você fala em inglês. Assim você perceberá que a sua voz soa bem no idioma e que é menos esquisito do que imagina.

Essa é uma dica, inclusive, muito apoiada por especialistas em linguística. Eles consideram que se ouvir falando em outro idioma facilita muito a compreensão e a familiaridade.

Consuma inglês:

Outra dica interessante é consumir cada vez mais conteúdos em inglês. Procure podcasts, músicas, séries e filmes com inglês falado. Não use legenda em português!

A ideia aqui é justamente treinar a sua compreensão sem o apoio da tradução. Quanto mais contato você tem com o idioma, mais fácil fica entender a sua aula em inglês.

“Excuse me, I don’t understand”…

Se apesar de todo o preparo você ainda sentir dificuldades, fale com o professor sobre isso. Não tem nenhum problema dizer que não e entendeu alguma coisa.

Acredite: nenhuma escola, método ou instrutor de idiomas se sente ofendido quando um aluno não entende algo. Na verdade, isso é mais que esperado!

Então, pare de se cobrar e pare de sofrer por antecedência. A sua aula em inglês pode lhe ajudar muito a evoluir e conquistar cada vez um novo passo rumo a sua fluência.

Aproveite essa oportunidade!

Aula em inglês – vantagens de não falar português nos estudos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo